Rio - Ter a missão de levar o clube novamente para a elite do futebol brasileiro já bastaria para motivar o elenco do Vasco nas últimas cinco rodadas da Série B. Mas, ciente de que o time chegou à reta final da temporada longe de apresentar o melhor rendimento, a diretoria do Gigante abriu mão de pagar impostos que possibilitariam a renovação com o patrocínio com a Caixa para quitar dois meses de salários atrasados. Aditivo bem-vindo em um momento tão decisivo.
Por meio de empréstimo com o banco BMG e adiantamentos de receitas do clube, os dirigentes conseguiram aproximadamente R$ 9 milhões ontem. A princípio, o dinheiro seria usado para o pagamento de impostos atrasados, que permitiriam a retirada de novas certidões negativas de débito e, posteriormente, a renovação do contrato com a Caixa Econômica Federal, patrocinadora master do Gigante. No entanto, acabou sendo utilizado para apagar outro incêndio.
A verba, que estava aprovada para ser usada para o atraso nos impostos, foi depositada ontem na conta de jogadores e funcionários do clube para o pagamento dos salários de agosto e setembro, que deveriam ter sido quitados no último mês. Os salários de outubro vencem no próximo dia 20. A manobra também teve como objetivo evitar possíveis rescisões unilaterais de contrato de alguns jogadores.
LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Vasco
Com a decisão, o Vasco tem até o fim do mês para regularizar sua situação com a Caixa. Mas, com as eleições presidenciais e a iminente mudança de gestão, o futuro financeiro do clube parece incerto. Afinal, a soma dos valores a serem quitados ultrapassam os R$ 9 milhões conseguidos. Se conseguir cumprir com suas obrigações, o clube, porém, receberá cerca de R$ 4 milhões do banco estatal que pagará um total de R$ 15 milhões pelo patrocínio.
NOVA DEFESA
Se fora das quatro linhas a diretoria do Vasco tentou fazer a sua parte, dentro de campo Joel Santana segue a preparação para a partida com o ABC, sábado, no Maracanã. Ontem, durante atividade realizada no CFZ, ele testou a defesa com a dupla formada por Luan e Rafael Vaz.



