Por luis.araujo
Rio - Com um elenco considerado velho, o Vasco prometia apostar nos jovens da base para equilibrar a balança em 2016. Vários subiram dos juniores e começaram a treinar, mas ninguém se firmou, com exceção do volante Douglas, o último a ser integrado aos profissionais. Para 2017, a promessa é aproveitar melhor a garotada, mais experiente após o ano que serviu de aprendizado. E Cristóvão Borges pretende seguir nesse caminho, até para rejuvenescer o time.
“Já começaram a ser usados. O Vasco tem tradição de revelar jogadores e este ano tem alguns na equipe profissional, sendo que uns jogaram mais. Vou dar continuidade. Tem que aproveitar, isso é muito importante”, afirmou Cristóvão durante a sua apresentação.

O próprio treinador foi o responsável por lançar um dos nomes da base de mais sucesso recentemente. Em 2012, Luan fez sua estreia pelos profissionais sob o comando de Cristóvão, que o dirigiu por apenas dois jogos até pedir demissão ao ser goleado por 4 a 0 pelo Bahia. 

Cristóvão Borges tem auxiliado na montagem do elencoPaulo Fernandes/Vasco.com.br/Divulgação

Ainda no Rio, Cristóvão lançou outros dois nomes de destaque. No Fluminense, Gustavo Scarpa e Marlon estrearam sob o comando do treinador, em 2014. Já no Vasco que encontrará em 2017 Cristóvão terá jovens jogadores com experiência nos profissionais. Alan, Andrey, Caio Monteiro, Douglas, Evander e Mateus Pet deixarão de ser apenas apostas. Outros, como Hugo Borges, também devem ser aproveitados ao longo da temporada nos profissionais.

O treinador quer mesclar jovens com os mais experientes e alguns nomes devem ter mais chances em 2017, como Alan na esquerda e Caio Monteiro no ataque, além de Douglas. Os dois últimos não devem começar jogando na Florida Cup, pois perderão o início da pré-temporada, já que estarão com a seleção brasileira sub-20 na disputa do Sul-Americano da categoria.

“Essa mescla é ideal. Se olhar a formação de qualquer time vencedor, tem essa união de mais experientes e jovens. São jogadores que já mostraram que têm condições”, afirmou.

Publicidade
AVAL PARA RIASCOS
Um dos nomes na lista de reforços é o de Riascos. Ele foi oferecido e agradou, mas o Vasco primeiro estuda a situação jurídica do colombiano, que deixou o Cruzeiro em litígio na Justiça, para definir se tentará a contratação.