Rio - A partida entre Vasco e Corinthians, em São Januário, na última quarta-feira, terminou em confusão. A derrota, por 5 a 2, não foi bem digerida pelos torcedores, que protagonizaram uma briga generalizada após o apito final.
Segundo relato de alguns vascaínos, houve repressão por parte da segurança do clube após xingamentos direcionados ao presidente Eurico Miranda. O torcedor Leonardo, sócio do Vasco e assíduo frequentador do estádio, relatou os momentos de tensão no setor social de São Januário.
"O Vasco estava perdendo de 4 a 2, eu e meus amigos estávamos em São Januário, e a gente começou a xingar o presidente do Vasco, o Eurico. Aí começou a formar um aglomerado de seguranças, falando que era proibido xingar o presidente e que estava no estatuto. Eu fui contra eles e falei que era sócio, que pagava e que tinha direito de liberdade de expressão. Eu poderia xingar quem eu quisesse. Foi quando eles começaram a me insultar, me empurrar e me expulsaram de São Januário. Eu levei um soco na costela e eu fui expulso com meus amigos. Quando a gente chegou na porta de fora, do lado do estádio, continuamos xingando o Eurico, veio um segurança e deu um soco na cara de um dos amigos meus que estavam xingando o presidente", disse ao 'Esporte Interativo'.
A diretoria do Vasco se pronunciou em uma nota oficial negando que tenha responsabilidade sobre os atos de violência.
"O Club de Regatas Vasco da Gama reafirma que não compactua com a violência em ambiente esportivo. A social do Vasco é um ambiente familiar, de congregação dos sócios e permanecerá assim.
Acontece que em ano eleitoral grupos se organizam para manipular a espera de um resultado ruim. Na noite de quarta-feira um grupo de aproximadamente 10 torcedores esperou o fim da partida para ofender e xingar dirigentes e sócios. Com a confusão entre pessoas que estavam nas sociais, seguranças do clube foram obrigados a intervir para retirar dali os que ofendiam, já que o tumulto ameaçava se estender.
Alguns desses torcedores já haviam sido vistos em outras partidas, mas os resultados favoráveis impediram que a ação prevista fosse concluída.
Imagens divulgadas nas redes sociais são editadas para que exista apenas uma versão. Nos vídeos divulgados até agora não há imagens de agressão dos seguranças, mas sim a tentativa de retirar os que iniciaram os xingamentos. Entre os que ofenderam estão integrantes da equipe de futebol americano Vasco Patriotas que usaram a força física que possuem .
O Vasco se compromete a analisar e aperfeiçoar seu sistema de segurança, mas o objetivo será sempre o de garantir a respeitabilidade e a convivência entre os sócios, independente do pensamento ou alinhamento de qualquer um deles."