Museu Light da Energia promove exposição e experiências interativas sobre eletricidade Divulgação

Rio - O Museu Light da Energia reabriu as suas portas para o público nesta segunda-feira (5). Após mais de dois anos fechado, o espaço, localizado no Centro do Rio, vai promover uma nova exposição, além de experiências interativas para todas as idades.

Conhecido por seu trabalho educativo na conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica, o museu estimula seus visitantes a refletirem sobre hábitos de consumo e redução dos desperdícios. Por isso, ele é especialmente indicado para visitas escolares. Além disso, a entrada é gratuita para todo o público. 
A empresa oferece transporte para escolas públicas da sua área de atuação. Para visitar o local com colégios, será necessário realizar o agendamento pelo site e verificar a disponibilidade do dia e horário desejados. Já as visitas para a população geral, serão feitas somente às quartas, às 12h30, e sextas-feiras, às 16h30. Nessa modalidade, o visitante também precisará agendar previamente pelo site.

Públicos de todas as idades estão convidados para conhecer o novo espaço e desmistificar os mistérios que envolvem a eletricidade. Estela Alves, especialista em Marketing e Responsabilidade Social da Light, destaca que a energia é um tema amplo e complexo, que está completamente inserido no nosso dia a dia. "O museu traz consciência de forma divertida e interativa. Quem entra no museu sai com uma nova percepção de seu papel como consumidor e a importância de mudar seus hábitos e contribuir com a eficiência energética”, acrescentou.

O local apresentará aos visitantes uma exposição educativa inovadora, que ensina o que é energia com atividades interativas, digitais, eletrônicas e mecânicas. A exposição conta com 11 experiências distribuídas em três ambientes: Sala Clara, Túnel da Energia e Sala Escura.

O visitante começa o passeio pela Sala Clara, onde encontra jogos, painéis e uma maquete de Lego. Ainda neste pavimento, inicia-se a descoberta sobre a energia e suas diferentes formas, suas transformações, onde é encontrada e quais são as suas fontes.

Depois, o público vive uma experiência sensorial no Túnel da Energia, e percebe, por meio de seus movimentos, com imagens e sons, que seu corpo também produz energia.

Ao sair do túnel, a Sala Escura desvenda o movimento do elétron e os conceitos mais básicos, como eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo. Um dos experimentos ainda promove uma brincadeira coletiva, onde as pessoas conseguem mover energia para acender as luzes de um prédio.

O espaço também oferece dois jogos eletrônicos que permitem que um grupo de visitantes jogue ao mesmo tempo. A “Casa Eficiente”, em que o desafio do jogador é eliminar os desperdícios de energia e o “Quiz da Energia”, com perguntas para testar quem acerta as curiosidades sobre o tema mais rápido e em menos tempo.

Localizado no Centro Cultural Light, na Av. Marechal Floriano, o museu já recebeu entre 2012 e 2020 cerca de quatro mil instituições de ensino e mais de 160 mil visitantes.