A prática, chamada de phishing, está sendo aplicada em proprietários de veículos arquivo o dia

I
IG - Economia
Os motoristas e proprietários de veículos devem ter atenção redobrada: às vésperas do pagamento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que começa no dia 21 com o final de placa zero, golpistas estão jogando "iscas" para tirar dinheiro dos contribuintes. A novidade agora é o envio de boletos falsos por internet, WhatsApp, SMS e até sites fakes. Os falsos boletos vêm com desconto e isso acaba enganando os contribuintes.
Além dessa ação, segundo o advogado Afonso Morais, especialista em fraudes digitais, outra que ocorre com frequência é a de sites que simulam a aparência da página das secretarias da Fazenda, com o objetivo de colher as informações dos proprietários de veículos, para outra finalidade.
"A prática, conhecida como "phishing", é uma fraude eletrônica que rouba senhas, dados financeiros, número de cartões de crédito e outros dados pessoais", explica o advogado.
"Além de já sofrer com os valores do IPVA, o contribuinte tem que ter atenção extra para não cair em golpe, que geralmente se aproveita da vontade de economizar e ter 'alternativas', nesse momento. Para combater essa situação, muitas secretarias dos estados estão fazendo campanhas de alerta aos contribuintes, para que consultem somente os canais oficiais para a obtenção de informações sobre o seu IPVA", acrescenta Morais.
Essa informação, acrescenta, geralmente se encontra no site do governo do estado que o automóvel está registrado, na página do IPVA destes órgãos e na rede bancária credenciada. Assim, a consulta deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do Renavam do veículo.
"Caso receba um e-mail com links para a emissão das guias, a regra é apagar a mensagem sem clicar em nada. Em seguida, acesse a página da Secretaria da Fazenda do seu estado e siga as orientações descritas na página", explica o advogado.
"É importante ficar muito atento ao IPVA, pois, caso caia em um golpe deste o dinheiro que iria para as contas do governo vai parar na conta de algum estelionatário e a pessoa continua com a dívida do IPVA e pode ter o seu veículo apreendido pelo Detran. Todo cuidado é pouco", adverte Afonso Morais.