Teste do olhinho disponível para bebês em Itaguaí

Prefeitura avisa que UBS Mangueira faz o importante exame

Por Jupy Junior

Teste pode diagnosticar precocemente doenças graves e assim facilitar tratamento
Teste pode diagnosticar precocemente doenças graves e assim facilitar tratamento -
ITAGUAÍ – Todo recém-nascido não deve sair da maternidade e ficar muito tempo sem passar por um exame simples, mas que pode fazer toda a diferença na saúde do bebê: é o teste do olhinho. Trata-se de uma avaliação feita por um pediatra (não precisa ser oftalmo) capaz de diagnosticar precocemente algumas doenças que podem inclusive ser graves, se não tratadas a tempo.
Em Itaguaí, a prefeitura avisa que tal exame está disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mangueira às segundas e terças. O agendamento é feito pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) na unidade de saúde mais próxima da residência do munícipe. São necessários comprovante de residência, certidão de nascimento e cartão SUS do bebê.
COMO FUNCIONA
O médico usa uma lanterninha para observar como é o reflexo da luz emitida no fundo dos olhos do bebê. Se há alguma alteração na estrutura, o reflexo fica em uma cor diferente em cada um dos globos oculares, o que pode indicar alguma doença. Catarata congênita, hemorragias ou retinoblastoma (o tipo de câncer mais comum na infância) podem ser diagnosticados pelo teste do olhinho e com isso o tratamento precoce dessas doenças faz com que elas não ameacem a vida do bebê. O teste também é capaz de detectar graus elevados de miopia ou hipermetropia, e, a depender do caso, aí sim o oftalmologista deve entrar em cena.
O teste do olhinho, cabe lembrar, é obrigatório na rede pública de saúde no Brasil.

Comentários