Aparelho continua parado na UPA inaugurada em 25 de maio - Divulgação
Aparelho continua parado na UPA inaugurada em 25 de maioDivulgação
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – Reaberta em 25 de maio último, a UPA de Itaguaí ainda é motivo de polêmica em relação ao seu maquinário e capacidade de atendimento. Alvo de uma matéria do RJTV (TV Globo) por conta do mobiliário que seria licitado somente dias depois da reabertura, algum tempo depois, no dia 9 de junho, a Câmara Legislativa recebeu denúncias de que o aparelho de Raios-X da unidade não estava funcionando e que havia falta generalizada de material. Por causa disso, aprovou um Requerimento de Informação pedindo explicações ao governo executivo. A prefeitura, por meio de sua assessoria, informou que a pendência de um laudo é que impede o funcionamento do aparelho.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
O requerimento da Câmara, ainda não respondido institucionalmente, questiona se o equipamento de Raios-X estaria apto ao pleno funcionamento, se a unidade possui profissionais técnicos disponíveis aptos para realização do exame, e as instalações elétricas estariam aptas para suportar o funcionamento do aparelho de Raio X, se existiria disponibilidade de insumos necessários para a revelação das chapas, e qual seria a justificativa técnica sustentando o motivo do Raio X na UPA da cidade não está operante.

À reportagem de O DIA, a prefeitura, em nota, informa que o equipamento não está funcionando porque somente uma empresa pode emitir o laudo para habilitar o aparelho. É o Laboratório de Ciências Radiológicas da Uerj. Segundo a nota, o laboratório está com poucos técnicos disponíveis por causa da pandemia. Em caso de necessidade de um exame de Raio-X, o paciente precisa fazê-lo no Hospital São Francisco Xavier. Para tanto, em caso de gravidade, é levado de ambulância. Caso tenha condições, pode ir até ao hospital após receber encaminhamento.
Publicidade
 
Segundo prefeitura, estoques de medicamentos e materiais na UPA está em dia - Divulgação - Prefeitura Municipal de Itaguaí
Quantos aos insumos, a prefeitura informou que os estoque estão completos e que não houve qualquer reclamação nesse sentido.
Publicidade
.