Invasor da sede da Associação ignorou TV, computador e ventilador, mas mexeu em fichas dos assistidos
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – Uma das mais famosas escritoras britânicas, Agatha Christie (1890-1976) talvez se interessasse pelo que aconteceu na Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae) de Itaguaí nos últimos dias. Sua mais brilhante criação, o detetive belga Hercule Poirot, talvez inclinasse sua cabeça em formato de ovo para um lado e arregalasse os faiscantes olhos verdes. Porque o mistério no bairro Estrela do Céu, onde fica a Apae Itaguaí, está consumado. Depois do arrombamento entre terça-feira (18) e quarta (19), os funcionários mais uma perceberam indícios claros de uma nova invasão entre quarta e quinta (20). O mais estranho é que o responsável pelo arrombamento e invasão, apesar de ter voltado ao local, novamente nada levou de valor.
Um incidente de vandalismo, sem maiores consequências, já havia sido notado em 30 de junho deste ano, como noticiouO DIA.
Publicidade
Ainda na quarta, funcionários chamaram a polícia e uma equipe do Segurança Presente de Itaguaí fez atendimento e constatou que ninguém ainda estava no imóvel. Foi quando se passou a tentar descobrir se houve algum furto. A porta da sala da assistente social foi forçada e a fechadura se quebrou. Dentro, ventilador, computador e TV não foram tocados e permaneceram onde estavam. Porém, em um arquivo, pastas com fichas dos deficientes assistidos pela Apae Itaguaí foram retiradas, os papéis foram trocados de pastas, e elas foram devolvidas ao arquivo. Só foi possível perceber que haviam sido mexidas porque houve uma conferência e a ordem alfabética foi alterada.
Publicidade
VIDROS NA LIXEIRA Apesar dos funcionários terem encontrado vidros quebrados em vários aposentos, foi com surpresa que eles notaram o seguinte: o invasor teve o cuidado de recolher parte dos cacos e colocá-los em uma lixeira. Outro armário foi aberto, um gaveteiro foi arrombado. Mas nada foi levado.
Publicidade
Na quarta, os funcionários notaram com tristeza o vandalismo e a invasão, e depois de terem feito a vistoria, não tiveram outra saída a não ser deixar a sede como estava e ir embora. Ao voltarem no dia seguinte, encontraram o bebedouro ligado, fezes do lado de fora (no imóvel há quatro banheiros) e embalagens de biscoitos. TV, computador com monitor e ventilador continuaram no mesmo aposento, intocados.
O presidente da Apae Itaguaí, Jorge Carlos Medeiros, foi à 50ª DP na tarde desta quinta (20) para registrar o ocorrido.
Publicidade
FESTA ADIADA A pequena festa com bolo e salgadinhos, programada para o dia 24 a fim de comemorar os 30 anos de existência da Apae Itaguaí, foi adiada. Há gente nervosa com os incidentes, sem conseguir dormir direito. Acostumados a serem bem recebidos, alguns assistidos pela entidade ficaram tristes com o adiamento do aniversário.
Cabe agora à Polícia Civil tentar entender o que houve. Hercule Poirot, o detetive criado por Agatha Christie, diria nessa hora: “é preciso usar as pequeninas células cinzentas” para resolver o mistério.