Thiago Mabel em cena de
Thiago Mabel em cena de "O Mesmo Céu": um dos 10 indicados a Melhor Ator em Série - Drama em meio a centenas de produções do mundo todoDivulgação - OMC Produções
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – Thiago Mabel, ator de Itaguaí de 30 anos que protagoniza a série em 10 episódios que ele mesmo criou, chamada “O Mesmo Céu”, disse que ficou praticamente rouco ao comemorar a indicação ao prêmio de Melhor Ator em Série – Drama no Festival Rio WebFest 2020. O evento vai ocorrer na Cidade das Artes entre os dias 11 e 14 de novembro, e reúne especialistas do mundo todo em várias artes do audiovisual, com destaque para as webséries – produtos dramatúrgicos criados especialmente para exibição via internet. O prêmio é distribuído desde 2015 para produtores que inscrevem seus trabalhos, e serve não só como reconhecimento para os profissionais que atuam no setor, mas também como forma de integração e intercâmbio entre investidores e empreendedores.
 
Thiago indicado na categoria "Melhor Ator - Série Drama": destaque em meio a centenas de produções inscritas no festival - Reprodução internet - site do Rio WebFest
Thiago indicado na categoria "Melhor Ator - Série Drama": destaque em meio a centenas de produções inscritas no festivalReprodução internet - site do Rio WebFest
Além da indicação em uma das categorias de atuação - uma das 65 que abrange o festival – a série concebida e rodada em Itaguaí com a quase totalidade do elenco nascido e morador na cidade também conseguiu outra indicação: a de Melhor Trailer. Eufórico, Mabel diz que todo o esforço valeu a pena, e que esta é uma recompensa pela dedicação de toda a equipe em erguer um produto de difícil execução, principalmente porque a maior parte do orçamento tem origem no próprio bolso de Thiago. Filmada com apenas uma câmera e muita vontade, “O Mesmo Céu” é livremente inspirada em “One Three Hill” (série americana de muito sucesso, com sete temporadas) e retrata um triângulo amoroso na fictícia cidade de Enseada do Céu, que, materialmente, é Itaguaí.
Publicidade
A série foi motivo de uma reportagem de O DIA publicada em agosto deste ano, e está prestes a lançar seu quinto episódio no canal no YouTube da OMC Produções: https://www.youtube.com/results?search_query=OMC+Produ%C3%A7%C3%B5es.
Professor de teatro de Thiago, Alexandre Damascena comemora e comenta: “Ele foi um excelente aluno, é supertalentoso, muito dedicado e sempre disposto a ir além das aulas. Assisti ao primeiro episódio e achei muito bom. É ótimo esse empenho na série, pois ele consegue movimentar outros atores na cidade”.
Publicidade
Thiago foi indicado em meio a centenas de atores de produções de vários países: Rússia, Coréia, Holanda, China, Canadá, EUA, Itália, Japão, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Austrália, Colômbia, Argentina, Israel, Chile, Uruguai, Jordânia, França, Espanha, África do Sul, Nova Zelândia, dentre dezenas de outras brasileiras.
COMPETIÇÃO
O Rio Web Fest é uma grande oportunidade para o ator e empreendedor de Itaguaí promover a série e, quem sabe, vendê-la no exterior ou conseguir apoio financeiro para outras produções. As indicações aos prêmios da mostra competitiva certamente vão dar a ele visibilidade internacional. Thiago é um dos 10 indicados ao prêmio de Melhor Ator em Série – Drama.
Publicidade
O troféu do festival, que teve recorde de inscrições este ano, surpreendendo até mesmo a organização do evento - Divulgação - Rio WebFest 2020
O troféu do festival, que teve recorde de inscrições este ano, surpreendendo até mesmo a organização do eventoDivulgação - Rio WebFest 2020
Daniel Archangelo, diretor do Festival e ele próprio ator de uma websérie, disse a O DIA que concorreu uma vez ao prêmio de Melhor Ator no Los Angeles WebFest (um formato semelhante ao evento carioca) ao lado do veterano americano Williem Dafoe (que já concorreu ao Oscar quatro vezes) e nenhum dos dois ganhou, o prêmio ficou com outro indicado. “Na verdade, é difícil prever quem leva o prêmio, pode ser qualquer um dos indicados, porque no festival pouco importa o orçamento ou a origem da produção”. Por esta razão, Mabel tem chances reais de levar o troféu. A escolha será de um grupo de especialistas, de nacionalidades diversas.
Publicidade
As produções também podem levar prêmios em dinheiro (R$ 2 mil para Melhor Websérie brasileira e R$ 2 mil para Melhor Websérie Internacional), porque há uma seleção popular para a escolha das favoritas. Por isso, vale votar em “O Mesmo Céu” no link http://riowebfest.net/pt-br/voto-popular/.
O resultado será divulgado durante o evento que ocorre entre os dias 11 e 14 de novembro, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. No Rio WebFest 2020 a organização vai exibir gratuitamente mais de 250 seriados digitais. Também serão ministradas palestras, workshops, masterclasses, keynotes, mesas redondas e painéis.
Publicidade
Em novembro, Thiago Mabel pode não ficar só rouco: talvez perca a voz de tanto gritar ao comemorar um prêmio internacional que – vale a torcida – venha a ganhar.