Irineu Nogueira é o novo prefeito de Itatiaia, no sul do EstadoDivulgação
Com 100% das urnas apuradas, em segundo lugar ficou Bruno Diniz (SD), com 6.286 votos (35,43%); seguido de Silvano Rodrigues da Silva (PSC), com 2.558 votos (14,42%); Fabíola Soares (PSOL), com 285 votos (1,61%); e Adalberto Luiz Bisol (PDT), com 104 votos (0,59%).
O prefeito eleito ainda apontou quais serão suas prioridades. "Saúde e Educação são os nossos maiores problemas, mas são vários os setores que precisam melhorar: nós não temos água tratada, não temos saneamento. Durante a campanha eu já estava indo ao Rio de Janeiro e a Brasília para buscar recursos para começar a trabalhar, porque a gente não vai parar. É desmanchar o palanque e trabalhar! Essa é a nota meta", finalizou.
Propostas
Na Saúde, Irineu quer ampliar e equipar o Hospital Municipal para atender as pessoas. No ramo da Educação, sua gestão pretende investir na reforma das escolas, na revisão do plano de cargos e carreiras e implantação de contraturno. Criar o Centro de Capacitação para qualificação da mão de obra que busca vagas nas indústrias, no Turismo e em segmentos é uma de suas propostas para recuperar a Economia.
No âmbito da Assistência Social, deseja melhorar o Centro de Convivência do Idoso, abrangendo atendimento à saúde, atividades culturais e de lazer. O Turismo, setor importante para o município, também será sua prioridade. De acordo com seu plano de governo, quer intensificar a infraestrutura de Penedo, Maromba, Maringá, Vales e no entorno do Parque Nacional.
Eleições suplementares
O ex-prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, foi eleito em 2016 e reeleito em 2020, mas como tinha assumido o cargo de prefeito provisório em 6 de julho de 2016, a 89 dias antes de sua primeira vitória nas urnas. No entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a reeleição em 2020 configurou um terceiro mandato consecutivo, o que é proibido.
Com isso, o presidente da Câmara de Vereadores, Imberê Moreira Alves (PRTB), assumiu o cargo de forma interina, mas foi afastado por suspeita de improbidade administrativa. Em junho de 2021, o novo presidente da Câmara dos Vereadores, Silvano Rodrigues da Silva (PSC), passou a administrar a prefeitura.
Desde dezembro de 2021, quando aconteceu uma nova eleição para presidir a Câmara de Vereadores, a prefeitura vem sendo conduzida de forma interina pelo vereador Thiago Rodrigues Moreira (DEM).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.