Resultado negativo foi puxado pelo setor de ServiçosReprodução

O município de Itatiaia fechou o primeiro trimestre de 2022 (janeiro a março) com o saldo negativo de empregos. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foram fechadas 380 vagas, resultado de 711 admissões e 1.151 desligamentos.
O resultado negativo foi puxado pelo setor de Serviços. No mesmo período, foram 392 contratações e 782 demissões. Indústria (-12) e Agropecuária (0) também não geraram empregos. Apenas Comércio (+4) e Construção (+18) abriram portas de emprego.
Em nota, a prefeitura de Itatiaia disse que o novo prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, assumiu o cargo em abril buscando parcerias, principalmente através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Trabalho e Geração de Renda. Neste primeiro mês já visitou algumas indústrias e empresas em busca de parcerias. Informou que uma multinacional confirmou que vai investir na ampliação do seu centro de distribuição instalado na cidade. "Além de investimentos, serão gerados 100 novos empregos nesta operação", ressalta Irineu.
A nota destaca ainda que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem atuado também para incentivar o comércio e feiras livres, trazendo mais visibilidade e auxiliando os empresários, microempresários e microempreendedores para que mantenham os empregos. A Secretaria vem recebendo os empresários, trabalhando na regularização das empresas e atendendo com rapidez. Parcerias com a Câmara de Dirigentes e Lojistas, Sebrae e Agerio estão sendo retomadas, visando fortalecer os empreendimentos e fomentar os negócios.
Além disso, a Secretaria de Emprego, Trabalho e Geração de Renda vem buscando visitar ativamente algumas empresas, instituições de ensino para realizar a capacitação dos profissionais, além de realizar a captação de vagas na região. "Recentemente, promovemos uma ação em parceria com uma grande Consultoria de Recursos Humanos, oferecendo o espaço do SINE para realização de captação de currículos", cita o secretário de Emprego, Leonardo Coimbra.