Uma competição para quem faz o futuro acontecer agora

Estudantes macaenses disputam etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica com objetivo de se classificarem para a disputa nacional

Por O Dia

Os estudantes da rede municipal de Macaé vão disputar a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica
Os estudantes da rede municipal de Macaé vão disputar a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica -
Macaé — Os estudantes da rede municipal estão na reta final de preparação para uma importante competição. No caso, o treinamento é estudar muito para deixar o intelecto e a criatividade no máximo de sua capacidade. As equipes das escolas Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro), Eda Moreira Daflon (Centro) e do Sana vão disputar a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no domingo, no Sesc Quitandinha, em Petrópolis (RJ).
Os meninos e meninas estão neste momento em Campos, junto com os representantes do programa #InovareAprender, participando do II Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais e da II Feira de Educação, Inovação e Tecnologia, no Teatro Trianon e na Universo, intensificando sua preparação para a disputa estadual. A programação dos dois eventos inclui palestras, mesas-redondas e oficinas ministradas por especialistas da área reconhecidos nacionalmente.
“A equipe do programa #InovareAprender temsedestacado no estado do Rio por organizar regionais em cidades como Niterói e Rio das Ostras e atuar em formações específicas”, conta Luemy Avila, coordenadora do projeto de estímulo e fomento de iniciativas relacionadas às novas ciências voltadas para o desenvolvimento da criatividade e da inovação tecnológica.
E o ensino público de Macaé tem se destacado nesse setor, com forte investimento nas escolas em estruturas que permitam aos alunos investir em tais capacidades.
“As estações derobóticaintegram diretamente 3 mil estudantes.Macaéé reconhecida como um dos municípios que mais crescem no estado narobóticaeducacional”, ilustra Guto Garcia, secretário de Educação.
De fato, os resultados confirmam. A idaparaa faseestadualfoi garantida na etapa regional daOBR, realizada em julho. Na época, a Serratec, da Escola Natálio Salvador Antunes, faturou a medalha de ouro. Já a equipe Robóticos Daflon, da Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon (Centro), ganhou medalha de prata e os integrantes da Sanadroid (Colégio Municipal Sana) conquistaram a terceira colocação.
Os times classificados na seletiva estadual, no domingo, vão para a disputa nacional, no Rio Grande do Sul, de 22 a 26 de outubro.Considerada amaior programação derobóticada América Latina, a OBR classifica equipesparaa RoboCup Internacional.

Comentários