Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos  - Rui Porto Filho / Secom Macaé
Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos Rui Porto Filho / Secom Macaé
Por O Dia
Macaé - Por dia, cerca de 75 pacientes deixam Macaé para cumprir uma exaustiva rotina de tratamentos de quimioterapia, em hospitais sediados em Campos dos Goytacazes, Cabo Frio e Rio de Janeiro, municípios contratualizados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) para oferecer assistência oncológica no Estado do Rio de Janeiro.
Entre quilômetros de estradas, incômodos provocados pela medicação e o desconforto, a esperança de alcançar um diagnóstico de remissão completa da doença ou até mesmo a cura é o que sustenta o equilíbrio emocional dessas pessoas, que vivem agora a expectativa de substituir essa dura realidade, por um tratamento humanizado e muito mais próximo de casa.
Publicidade
Ao propor a celebração de convênio com a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACOM), a prefeitura está perto de instituir em Macaé o programa “Oncologia para Todos”, oferecendo um espaço adequado para que as sessões de quimioterapia sejam realizadas em unidade da rede pública de Saúde, da própria cidade.
Com permissão concedida pela Portaria 140/2014 do Ministério da Saúde, que estabelece novos parâmetros na organização da assistência especializada em oncologia, a prefeitura busca a excelência da UNACOM, para oferecer aos pacientes com câncer da cidade, a oportunidade de ter acesso a um tratamento contínuo e de qualidade, com o apoio total de outras especialidades médicas e serviços prestados pela rede municipal de referência, como o Hospital Público Municipal e o Centro de Especialidades Médicas Dona Alba.
Publicidade
Com a experiência que rege os tratamentos realizados em hospitais contratualizados de Campos, a UNACOM implantará na cidade todo o sistema adequado para a realização das sessões de quimioterapia, como equipe médica e administrativa, além de garantir toda a medicação necessária para o tratamento dos pacientes. O custeio desta operação já é garantido pelas verbas destinadas pelo SUS, através da contratualização.
“A proposta é ampliar a quimioterapia em Macaé, atendendo os pacientes que vivem uma rotina de viagens para ter acesso ao tratamento. O convênio é simples, a UNACOM traz a expertise e toda a estrutura necessária, e nós garantimos o espaço e o suporte necessário para oferecer assistência humanizada para as pessoas que enfrentam o câncer”, explica o prefeito Dr. Aluízio dos Santos.
Publicidade
Assinado por Dr. Aluízio na semana passada, a proposta de celebração do convênio para a criação do programa “Oncologia para Todos”, será submetido a análise da Câmara de Vereadores. Nesta terça-feira (19), o plenário do Poder Legislativo avalia o pedido de urgência, feito pelo prefeito, para a tramitação e aprovação do projeto, o que gera a expectativa dos pacientes que apostam nesta iniciativa da prefeitura, uma força a mais na luta contra a doença.