O resultado oficial da Obmep foi divulgado no site da competição. A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A primeira etapa aconteceu no dia 21 de maio e contou com 20 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase foi uma prova discursiva de seis questões, aplicada no 28 de setembro apenas aos alunos classificados. A divulgação dos premiados está prevista para o dia 3 de dezembro. De acordo com o secretário de Educação e doutor em Matemática Aplicada, Guto Garcia, a rede municipal de Macaé tem uma trajetória significativa de premiações na olimpíada.
"A Obmep disponibiliza conteúdo para que os estudantes possam se preparar para as provas durante todo o ano. Conseguimos mobilizar professores e alunos e, ainda mais, despertar o gosto pelo estudo da disciplina. Todos estão de parabéns. Estamos conseguindo revelar potencialidades, e motivar estudantes na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas", ressaltou.
A coordenadora de Matemática (6º ao 9º ano), Vanessa Arenari, revelou que as propostas da prova estão estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos e valorizar a integração entre escolas públicas. "A finalidade é continuar identificando jovens talentos e incentivar o estudo da disciplina", observou.
Nesta edição, alunos, professores, escolas e secretarias municipais de Educação vão ganhar prêmios pelos melhores desempenho. Também será concedido um total de 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e até 51.900 menções honrosas. Além disso, um total de 969 professores de escolas públicas e privadas serão premiados.Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes. A entrega das medalhas será em data e local, que ainda serão divulgados.