Intitulada Elisa Portugal, o espaço é uma homenagem à educadora macaense, reconhecida por seu incansável trabalho - Maurício Porão / Secom Macaé
Intitulada Elisa Portugal, o espaço é uma homenagem à educadora macaense, reconhecida por seu incansável trabalhoMaurício Porão / Secom Macaé
Por O Dia
Macaé - A Prefeitura de Macaé inaugurou, na sexta-feira (13), a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Elisa Maria Silva de Azevedo Portugal, no bairro São José do Barreto. A unidade vai atender 180 estudantes, na faixa de dois a cinco anos, em horário integral e reforça a prioridade de universalizar o atendimento ao segmento infantil.
Intitulada Elisa Portugal, o espaço é uma homenagem à educadora macaense, reconhecida por seu incansável trabalho. As inscrições para o ano letivo de 2020 serão realizadas na terceira fase da pré-matrícula, entre os dias 13 a 17 de janeiro, pelo site macae.rj.gov.br. Quem já se cadastrou, pode solicitar remanejamento de 6 a 10 de janeiro, na sede da Secretaria de Educação.

Segundo o Prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, é uma honra inaugurar uma escola que leva o nome de Elisa Portugal. "Conheci a professora Elisa e toda sua família. Através dela descobri que a escola 'Ana Benedicta' era uma das melhores de Macaé. Passei a desacreditar na morte, pois não é possível que uma pessoa tão amada e querida vá morrer. O 'não morrer' já é suficiente, mas é necessário que assumamos na vida o compromisso de sermos um pouco 'Elisa' a cada dia, para que, assim, continuemos impulsionando a educação de Macaé", ressaltou.

Já o secretário de Educação, Guto Garcia, saudou os familiares de Elisa Portugal e lembrou que foi aluno da educadora em 1978. "Que a educação siga o amor e comprometimento da professora Elisa", pontuou. Por ser a última escola a ser inaugurada neste ano, Guto aproveitou a oportunidade para lembrar as ações da Educação e anunciou que o Programa Analfabetismo Zero também vai funcionar no Hotel de Deus, que será inaugurado na quarta-feira (18), com a inserção de cursos de Mestrado na Cidade Universitária. "O ano de 2020 também contará com novas escolas. Vamos inaugurar duas unidades no Lagomar, além da previsão de entrega de uma obra na Ajuda, no mês de março", informou.

O secretário destacou ainda que a rede municipal já contabilizou, na primeira fase de pré-matrícula, 3.500 candidatos. "Assumimos o compromisso de, em 2020, todos os alunos acima de dois anos estarem nas escolas. O aluno sai da Educação Infantil e tem acesso ao 'Bolsa Escola', o programa garante R$ 600 aos 100 estudantes do 6º ao 9º ano com as melhores médias no bimestre, e em contrapartida, eles são monitores na escola. A meta é ampliar o número de beneficiados no próximo ano", frisou.
Publicidade
Familiares de Elisa Portugal estiveram presentes na solenidade de inauguração - Maurício Porão / Secom Macaé

Outras iniciativas pontuadas pelo secretário de Educação foram: atendimento ao Ensino Médio, no Colégio Aplicação, uma das melhores escolas do país; Pré-Vestibular Social gratuito; funcionamento da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), uma das 37 faculdades municipais do país; Bolsa Servidor; Casa do Estudante, que abriga 48 universitários de outras cidades contemplados em processo de seleção; Transporte Social Universitário para deslocamento a faculdades fora da cidade; Pós Graduações em Gestão Pública e Escolar; cursos profissionalizantes oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e Centro Municipal de Idiomas com cursos gratuitos de Inglês e Espanhol.

A solenidade de inauguração contou com apresentações da Banda da Secretaria de Educação e de dança dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Lia Koop Franco (Vila Badejo). A cerimônia contou ainda com a presença de secretários municipais, vereadores, gestores e profissionais da educação. A homenagem aos familiares da educadora Elisa foi feita pela diretora Vera Lúcia Caldas Vanzeler e as servidoras Nádia Amaral e Márcia Heloísa Branco. Estavam presentes os filhos da homenageada, Ivan e Thiago, os irmãos Artur, Carlos José, Ângelo e sobrinhos. Emocionados, o pai de Elisa, Artur Azevedo e o irmão, Carlos José Silva de Azevedo agradeceram a homenagem. "A partida da Elisa foi muito recente. Agradecemos o reconhecimento e o carinho com ela, que primava pela educação. Esta homenagem não será esquecida, hoje meu pai, completa 87 anos", afirmou Carlos.

Escola conta com ateliê - O espaço dotado de 1.100 metros quadrados possui oito salas de aula, uma sala de direção, ateliê para atividades artísticas, sala de experimentação, cozinha experimental, sala de vídeo, sala de leitura, sala de acolhimento, fraldário, pátios interno, externo e coberto, sala de estudos e planejamento para professores, sala de recursos, espaço para educadores, sala de acolhimento, cozinha, refeitório, cozinha para funcionários e área de serviço. A nova escola também conta com anfiteatro e área para recreação. O espaço será dirigido por Vera Lúcia Caldas Vanzeler (diretora geral) e Elayne Cristina Ferreira Martins Teixeira (adjunta).