Além do blog, alunos disponibilizam paralelamente outro suporte: aulas on line, via grupos de WhatsApp - Divulgação
Além do blog, alunos disponibilizam paralelamente outro suporte: aulas on line, via grupos de WhatsAppDivulgação
Por O Dia
Macaé - A suspensão das aulas em função da pandemia do novo coronavírus tem levado professores da rede pública municipal de Macaé a abordar a prevenção ao Covid-19 nas atividades pedagógicas disponibilizadas no blog www.educacaonaopara.com e nos grupos de WhatsApp oferecidos pelos espaços escolares. O combate à doença é destacado de forma específica para os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Pré-Vestibular Social.

O Colégio Municipal Eraldo Mussi, localizado no bairro Malvinas, está mobilizando os 471 alunos de 1º ao 5º ano em atividades lúdicas, como confecção de máscaras em casa, vídeos, leituras e exercícios, que destacam hábitos de higiene e os cuidados para evitar a propagação do vírus.

A diretora geral do colégio, Adelina Ribeiro, pontuou que os alunos se tornaram multiplicadores de informações. "Recebemos registros em que os estudantes mobilizam os pais sobre a importância de ações preventivas, como os cuidados de higiene das mãos e a etiqueta respiratória", destaca.

Aulas em grupos de WhatsApp

Além do blog, o Colégio Eraldo Mussi, disponibiliza paralelamente outro suporte: aulas on line, via grupos de WhatsApp, em que os 23 professores apresentam exercícios, videoaulas e atividades específicas divididas para cada ano de escolaridade. Já os representantes dos alunos cadastrados pela escola, que não têm acesso à internet, recebem semanalmente apostilas impressas em três pontos específicos de distribuição nas Malvinas.

A equipe gestora também utiliza as redes sociais Facebook e Instagram como principais formas de mobilização e divulgação motivacional de acesso às atividades virtuais. Além disso, os alunos, pais e responsáveis também têm a oportunidade de tirar dúvidas com o professor da turma via chat.

Segundo a diretora adjunta, Ana Maria Moulin, a aproximação da família com a escola está sendo essencial no período de distanciamento social. "O retorno é positivo, os alunos e pais estão acessando as atividades on-line. Eles fotografam os alunos realizando as tarefas e nos enviam depoimentos sobre os momentos de estudos em casa. Estamos conseguindo driblar questões sociais e a dificuldade deste período, sem permitir a ociosidade dos estudantes", comentou.

Estudantes mantêm rotina

A Superintendente de Ensino Fundamental, Balade Aref, aponta a necessidade de haver uma rotina. "Neste momento de educação remota a proposta é oferecer semanalmente atividades que possibilitem a organização de uma rotina em casa com literatura, arte e atividades de estudo", ressalta.

As atividades pedagógicas também são disponibilizadas no aplicativo https://app.vc/educacaonaopara, elaborado pela equipe do projeto Inova Macaé - Laboratório de Inovação em Gestão Pública, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento. O decreto 57/2020, divulgado pelo governo municipal, ampliou o prazo de suspensão das aulas por 15 dias, a contar do dia 27 de abril.