O encontro virtual possibilitou a aproximação com os empresários e profissionais da rede hoteleira - André Luís
O encontro virtual possibilitou a aproximação com os empresários e profissionais da rede hoteleiraAndré Luís
Por O Dia
Macaé - Mesmo neste período de isolamento social, a rede hoteleira de Macaé continua atendendo o segmento offshore. Desta vez, as empresas - em sua maioria ligadas ao setor de óleo e gás -, têm feito uso das hospedagens como forma de realizar a quarentena de seus funcionários antes e depois dos embarques. Para garantir o uso seguro dos estabelecimentos, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na sexta-feira (15), reunião, por meio de videoconferência, com representantes do setor.

O encontro virtual, organizado pela Secretaria Adjunta de Turismo, contou com a participação do prefeito Dr. Aluízio dos Santos e possibilitou a aproximação com os empresários e profissionais da rede hoteleira. Eles receberam orientações do setor de Vigilância em Saúde acerca do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde a respeito das adequações necessárias para que os estabelecimentos que realizam hospedagem reduzam os riscos de contágio pelo coronavírus.

"Repassamos informações importantes sobre cuidados que vão desde o recebimento do hóspede a aspectos gerais como limpeza, alimentação e até mesmo o trânsito deste cliente dentro do local. Realizamos visitas a alguns estabelecimentos, juntamente com a Vigilância Sanitária, e vimos a importância de alinharmos essas questões, além de esclarecer um pouco sobre o cenário do coronavírus no município", explicou Daniela Bastos, gerente de Vigilância Epidemiológica.

A partir da próxima semana, uma equipe formada por profissionais da Vigilância em Saúde e Coordenaria de Vigilância Sanitária (Covisa) irão realizar visitas aos estabelecimentos de hospedagem a fim de sanar dúvidas, prestar orientações, bem como acompanhar o cumprimento das recomendações que constam no protocolo do Ministério da Saúde.

Além das vistorias, foi acordado ainda o informe semanal de notificações sobre os hóspedes, casos suspeitos, confirmados e ainda dos que não apresentam a doença. O objetivo, segundo a Secretaria de Saúde, é ampliar o controle, com o acompanhamento de forma mais efetiva do fluxo de hospedagem no município.

Empresários ou profissionais que atuam do setor também podem tirar dúvidas a respeito das medidas de controle do coronavírus e do protocolo a ser seguido. O contato com a Vigilância em Saúde de Macaé pode ser feito via e-mail para o endereço epidemiomacae@yahoo.com.br.