Prefeito Dr. Aluízio dos Santos concedeu uma entrevista coletiva por videoconferência nesta sexta-feira (22) - Divulgação
Prefeito Dr. Aluízio dos Santos concedeu uma entrevista coletiva por videoconferência nesta sexta-feira (22)Divulgação
Por José Eduardo Silva
Macaé - Em entrevista coletiva por videoconferência nesta sexta-feira (22), o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos, descartou a execução de medidas restritivas mais intensas no município nos próximos dias, como por exemplo, decretar lockdow. O chefe do executivo indicou ainda que existe um planejamento de flexibilização do comércio a partir do dia 1º de junho.

Na próxima quarta-feira (27), a prefeitura vai apresentar ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), junto com a Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), um plano para abertura de outros setores do comércio.

“Vamos discutir as prioridades para a abertura de algumas categorias. O indicador para restringir o isolamento social mais rígido é o número de leitos de terapia intensiva disponível na cidade. Hoje estamos com uma variável de 50 a 55% de ocupação dos leitos. Não temos indicadores no momento para adotar medidas mais restritivas, mas o município segue num estágio de atenção. Não vamos decretar lockdown nos próximos dias”, disse o prefeito.

O município tem 589 casos de coronavírus confirmados, sendo 274 pacientes recuperados e 21 óbitos. A cidade possui 57,5% dos seus leitos da Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados de casos do Covid-19.
“No início da pandemia, Macaé registrou um óbito a cada três dias. Nesta semana, o índice chega a um óbito a cada sete dias. Não é um número avassalador. É preciso respeitar os decretos municipais e manter o isolamento social. O isolamento não é só um ato do poder público. É da sociedade também”, comentou.

Transparência

A Prefeitura de Macaé disponibiliza em sua página oficial acesso a todos os gastos públicos referentes as ações de combate ao coronovírus pelo governo municipal. A ação amplia o processo de transparência já praticado pelo poder público, possibilitando controle social por parte da população também na frente de trabalho desenvolvida em relação a pandemia.

O banner de acesso às informações está disponibilizado na página principal do site. Lá, o cidadão encontra todos os contratos, empresas, modalidades de compra e valor dos produtos adquiridos. A partir dessa nova página todos podem ter acesso a melhor informação acerca dos investimentos no combate ao Covid-19.