Lucas Naves, de 6 anos, recebendo apoio das psicólogas no hospital   - Divulgação
Lucas Naves, de 6 anos, recebendo apoio das psicólogas no hospital Divulgação
Por José Eduardo Vieira
Macaé - A corrente do bem continua crescendo em prol de encontrar possíveis doadores para o menino macaense Lucas Naves, de 6 anos, que precisa fazer um transplante de medula óssea, pois ele foi diagnosticado com Leucemia Mielomonocítica Juvenil (LMMJ), um tipo raro de câncer infantil. E esta semana o menino ganhou um apoiador de peso. Trata-se do seu ídolo no futebol, o jogador do Flamengo Gabriel Barbosa, o Gabigol.

O atacante enviou um vídeo a família fazendo uma campanha de incentivo para as pessoas comparecerem a todos os INCAs e Hemocentros do Rio de Janeiro e do Brasil para doar para ele.

“Fala, pessoal. Queria falar pra vocês que o vídeo do Luquinhas chegou até mim. Ele está passando por uma leucemia. Eu queria pedir para vocês irem a todos os INCAs e Hemocentros do Rio de Janeiro e do Brasil para doar para ele. Conto com vocês. Estamos juntos”, diz Gabigol no vídeo.

Os pais, Davidson e Vanessa Naves, iniciaram uma campanha nas redes sociais #LucasContraLeucemia para ajuda-los na busca de um doador. A família está gerenciando o perfil do Instagram @lucascontraleucemia para tentar encontrar possíveis doadores e aumentar as chances de vida de Lucas.

“Compartilhem com seus amigos e o mais importante #sejadoadordemedula e ajude-o. Faça sua doação, tire um foto e desafie seus amigos a se tornarem também um doador”, diz um trecho publicado na rede social.

O quadro de saúde de Lucas é grave, porém segue estável devido ao processo iniciado de quimioterapia. Ele estava internado num hospital do Rio de Janeiro, mas foi transferido desde a última terça-feira (30) para um hospital de São Paulo. 
Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
Publicidade
No Estado do Rio de Janeiro, a coleta das amostras de sangue para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) é feita no Instituto Nacional do Câncer (Inca) e no Hospital Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro.
Davidson Naves reforçou a importância das pessoas atualizarem o cadastro de doadores no site do Inca. "Hoje cerca de um terço dos doadores não são encontrados, porque o cadastro está desatualizado. É de extrema importância incentivar quem já é cadastrado como doador, que atualize seu cadastro", disse o pai de Lucas.
Publicidade
Na luta contra a leucemia, criança macaense recebe apoio de @gabigol do Flamengo. #ODia pic.twitter.com/IkyJd6AcZn
Publicidade