A cerimônia de transmissão de cargo de Capitão dos Portos de Macaé aconteceu na própria sede da Capitania - Divulgação
A cerimônia de transmissão de cargo de Capitão dos Portos de Macaé aconteceu na própria sede da CapitaniaDivulgação
Por O Dia
Macaé - A Capitania dos Portos de Macaé tem novo comandante. Em solenidade realizada na última quinta-feira (23), presidida pelo Comandante do 1º Distrito Naval, o Capitão de Fragata Luis Olavo Athayde assumiu o cargo de Capitão dos Portos de Macaé, substituindo o Capitão de Fragata Walter Cruz Júnior.

A cerimônia foi realizada em formato reduzido, sem a presença de público, e foram adotados todos os procedimentos sanitários e medidas preventivas recomendados pelos Ministérios da Defesa e da Saúde, bem como pela Diretoria de Saúde da Marinha.

O novo Capitão dos Portos, em seu discurso, exaltou como se sentiu honrado pela demonstração de confiança expressa pelo Comandante da Marinha ao nomeá-lo para o cargo. “Tenho ciência da grande responsabilidade que é comandar uma região tão importante e de múltiplos desafios”, declarou o Capitão Luis Olavo.

Como Agente da Autoridade Marítima Brasileira em Macaé e nos demais 17 municípios de
sua jurisdição, novo Capitão dos Portos terá um mandato de dois anos, exercendo principalmente as seguintes atribuições: manter as ações voltadas para a salvaguarda da vida humana no mar; coordenar embarcações e orientar condutores, tripulantes e passageiros quanto à segurança da navegação; dar continuidade às ações de prevenção da poluição hídrica, provenientes de embarcações; além de coordenar os trabalhos da Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio e a Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra, suas Organizações Militares Subordinadas.

O comandante Luis Olavo Athayde é natural do Rio de Janeiro e servia anteriormente no Estado Maior da Forças Armadas.