ELEITORES: 164.425
Entre os anos 2000 e 2008 cinco candidatos disputaram a vaga do executivo; em 2004, quatro coligações participaram da campanha eleitoral e os anos 2012 e 2016 somaram seis candidaturas cada um.
A cidade tem o maior polo processador de gás natural do Brasil, mas vem sofrendo com a queda no repasse dos royalties, além de demissões em massa no setor petroquímico. O candidato eleito terá entre os desafios a administração com menos royalties, geração de emprego, combate à violência, melhoras na saúde e visibilidade da cidade para turismo de lazer e de negócios.
Com mais de 164 mil eleitores, o postulante ao cargo também terá que encontrar novos caminhos para o desenvolvimento do município. A eleição está marcada para o dia 15 de novembro. Por ter menos de 200 mil eleitores, Macaé não terá segundo turno.
Candidatos a prefeito em ordem alfabética:
André Longobardi (Republicanos)
Engenheiro defensor da indústria nacional e idealista político. Foi candidato a vice-prefeito de Macaé em 2016 na chapa de Chico Machado. Sua candidata a vice é Pérola Negra (Republicanos).
Igor Sardinha (PT)
Indio (PMB)
Jonas Vicente (PCO)
Maxwell Vaz (SD)
Ricardo Bichão (PRTB)
Riverton Mussi (PDT)
Tem 57 anos e já foi prefeito de Macaé entre os anos de 2005 e 2012. A Sua bandeira de campanha é tornar o governo mais acessível à população, com a criação das subprefeituras, onde cada macaense poderá apresentar propostas e cobrar soluções para o seu dia a dia. “
Robson Oliveira (PTB) – Coligação para cuidar de Macaé – PTB/ PSL/ MDB
Em 2016 foi candidato a vereador, ficando como suplente mas assumindo o mandato em 2018, como parlamentar realizou projetos com foco na cidadania e na melhoria da qualidade de vida, e criou a Caravana da Solidariedade, uma ação que levou dignidade aos mais desassistidos. Principais bandeiras de campanha: Desenvolvimento Econômico, Saúde para Todos, Educação e Futuro, Cidadania e Inclusão, Inovação na Gestão Pública, Ordem pública, Segurança e Infraestrutura, Meio Ambiente e Esporte e Cultura.
Sabrina Luz (PSTU)
Silvinho Lopes (DEM)
Welberth Rezende (Cidadania)