Parlamentares discutiram a baixa representatividade feminina e o preconceito contra a mulher na políticaDivulgação/Ivana

Macaé - A implantação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Macaé recebeu, na tarde desta quinta-feira (2), grande incentivo. A gestora da Subsecretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, Glória Heloíza, que tem status de secretaria no que se refere ao tema, esteve na Câmara a convite de Iza Vicente (Rede).
“Essa reivindicação já foi apresentada ao governador Cláudio Castro (PL), em sua recente vinda ao município”, lembrou Iza, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Legislativo macaense. Na ocasião, estavam presentes também vereadoras de Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e Porciúncula. “Queremos discutir a questão da mulher na região”, acrescentou.
Glória Heloíza prontificou-se a levar a demanda oficialmente ao governador e ao secretário de Direitos Humanos, Matheus Quintal. “Vocês devem fazer um levantamento das mulheres que sofrem violência nas suas cidades, pois as Deams são abertas nas áreas mais sensíveis”, propôs. Os dados serão informados em requerimento conjunto sugerido por Iza.
As parlamentares consideraram que Macaé é adequada para sediar a delegacia, pela localização, estrutura urbana e influência regional. Foi discutida também a implantação de Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceams), que ainda não estão presentes em todos os municípios. “Ali, a vítima já é acolhida por toda uma rede de proteção”, disse Iza sobre o Ceam local.
Baixa representatividade e preconceito
Participaram as vereadoras de Carapebus Tânia Cabral (PP) e Cíntia Barcelos (Avante) – licenciada para comandar a Secretaria de Assistência Social; Alexandra Moreira (PSC), de Quissamã; Nathalia Braga (PSDB), de Conceição de Macabu; e Sabrina Soares (PSD), de Porciúncula. Elas também discutiram a baixa representatividade feminina e o preconceito contra a mulher na política.