Mapa de Risco da Covid-19.
Mapa de Risco da Covid-19.Divulgação/Governo do Estado
Por O Dia
Magé - A 32ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que o Estado do Rio de Janeiro se mantém em bandeira laranja (risco moderado de contrair a doença). Há piora do cenário epidemiológico em duas regiões que estavam com bandeira amarela (risco baixo) passando para a laranja: Baixada Litorânea e Centro-Sul. As regiões Metropolitana I, Baía da Ilha Grande e Noroeste permanecem com risco alto (bandeira vermelha). Médio Paraíba, Metropolitana II e Serrana continuam com bandeira laranja. E o Norte Fluminense segue na bandeira amarela.
A análise compara a semana epidemiológica 19 (9 a 15 de maio) com a 17 (25 de abril com 1 de maio) de 2021.
Publicidade
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
O Estado do Rio de Janeiro apresentou uma redução de 25% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 25% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (28), são 85% para leitos de UTI e 58% para leitos de enfermaria.
Publicidade
Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.