Agricultores recebem serviço gratuito de aragem do solo em Magé.Divulgação.
Ainda na área do apoio à vocação agrícola do município, a Prefeitura de Magé recuperou, com recursos próprios, mais de 20 quilômetros de estradas vicinais, abandonadas nos últimos anos. Foram 13 vias importantes recuperadas, como a Estrada da Vala Preta, Rua Milton Prudêncio de Moraes (e transversais), Estrada da Cachoeira (parte), entre outras, para facilitar o escoamento da produção dos sitiantes.
Outro destaque importante, neste primeiro semestre na área agrícola, foi a conquista do 1° lugar do Estado na1ª etapa da campanha anual de vacinação contra a febre aftosa, entre maio e junho. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável, Magé imunizou 3.962 bois e búfalos de 141 propriedades.
Os números do Disque-Abelhas, serviço gratuito que atende áreas urbanas e rurais do município, também são bem expressivos. Foram mais de 60 chamados atendidos para captura de enxames, com preservação integral das abelhas e segurança para as pessoas.
Centenas de quilos de legumes e de unidades de hortaliças também foram colhidos no Centro de Pesquisa de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia (Cepta) e doados para a preparação das refeições de pacientes no Hospital Municipal de Magé e de pessoas vulneráveis acolhidas nas unidades municipais da Assistência Social.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, André Castilho, o resultado altamente positivo demonstra o compromisso do novo governo com o setor.
“No desafio de ser secretário mais uma vez quero continuar defendendo a bandeira da área agrícola de Magé e aqueles que acordam cedo e trabalham sob sol e chuva para garantir o alimento do dia a dia na nossa mesa. Vamos em frente porque muitos projetos ainda estão por vir”, disse o secretário.
Novos avanços – Segundo a prefeitura, o segundo semestre também será de muitos avanços e melhorias no setor agrícola da cidade. Entre elas, o convênio assinado entre o Município e o Estado para a construção do Mercado do Produtor Agro,uma feira permanente para os pequenos agricultores comercializarem seus produtos diretamente ao consumidor.O espaço será construído pelo Estado em área cedida pelo município na Praça 7 de Setembro, em Piabetá. A manutenção e gestão da estrutura também ficarão a cargo da Prefeitura.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.