Fiscalização se baseou em denúncias sobre falta de higiene e mercadorias sem identificação.Divulgação.

Magé - Agentes do Procon e da Vigilância Sanitária de Magé realizaram, nesta terça-feira (14/06), uma ação conjunta em quatro supermercados de Mauá, a partir de denúncias recebidas sobre falta de higiene, mercadorias manipuladas sem identificação e sem prazo de validade nos estabelecimentos comerciais. De acordo com os agentes, produtos de origem animal fora dos padrões de acondicionamento e cerca de 30 unidades de hambúrguer e oito bandejas de bacalhau sem etiquetas de identificação foram retirados das prateleiras. Não foi encontrada nenhuma irregularidade em relação à higiene.
Os agentes explicaram ainda que a operação teve um caráter educativo e atendeu à Lei de Defesa do Consumidor e às resoluções 261 e 275 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que visam à correção de produtos alimentícios e boas práticas de alimentos industrializados. Caso, em outra possível ação, os supermercados apresentem os mesmos problemas estarão sujeitos à notificação e/ou aplicação de multas.
Multa – Em outra ação a partir de denúncias sobre higiene, na tarde desta quarta-feira (15/06), a Vigilância Sanitária Municipal aplicou uma multa de R$ 5 mil ao Supermarket, localizado na Rua Simão da Motta, Centro de Magé, por não apresentar o alvará de licenciamento sanitário. A equipe da Vigilância também orientou os responsáveis pelo mercado quanto à conservação da carne dentro da temperatura e acondicionamento de acordo com as normas sanitárias.
Denúncias da população para o Procon e a Vigilância Sanitária devem ser enviadas para procon@mage.rj.gov.br e vigilanciasanitaria@mage.rj.gov.br.