Prefeitura de Magé promove minicurso para profissionais das redes de saúde, educação e assistência sobre o Transtorno do Espectro Autista
Capacitação contou com palestra de psiquiatra especialista e roda de conversa com familiares e cuidadores.
Prefeitura de Magé promove minicurso para profissionais das redes de saúde, educação e assistência sobre o Transtorno do Espectro Autista. - Divulgação.
Prefeitura de Magé promove minicurso para profissionais das redes de saúde, educação e assistência sobre o Transtorno do Espectro Autista.Divulgação.
Magé - No último sábado (18), foi comemorado o Dia do Orgulho Autista e, para celebrar a data de conscientização, a Prefeitura de Magé promoveu um minicurso sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para profissionais das secretarias de Saúde, Assistência e Educação, pais e cuidadores. Com o tema “CapaciTEAndo”, os presentes refletiram sobre as especificidades do espectro autista e a inclusão.
“O capaciTEAndo foi um momento de reflexão acerca do diagnóstico até a inclusão. Falamos de todo o processo desde quando os pais recebem o diagnóstico e passam pelo momento chamado luto, o encaminhamento para a rede especializada e o processo de inclusão, porque a criança precisa de uma série de terapias o mais cedo possível para que ela tenha mais qualidade de vida”, explica Michelle Medeiros, coordenadora da Rede de Cuidados às Pessoas com Deficiência.
A capacitação iniciou com uma palestra do psiquiatra e médico comportamental Elson Mota e, em seguida, teve uma roda de conversa com familiares e cuidadores. Para finalizar, as crianças com autismo participaram de uma oficina terapêutica infantojuvenil.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.