Queda de energia provocada por pipas já impactou mais de 33 mageengeses nos primeiros cinco meses de 2022.Reprodução.

Magé - Um levantamento da Enel Distribuição Rio aponta que, nos cinco primeiros meses de 2022, mais de 33.918 mil clientes de Magé ficaram sem energia por causa de pipas que atingiram a rede elétrica da área de concessão da companhia. O Estudo aponta que, ao todo, mais de 210 mil clientes em todo o estado do Rio de Janeiro ficaram sem energia pelo mesmo motivo. As regiões que lideram o ranking com o maior número de incidências são Região dos Lagos, Magé e Campos, seguidos por São Gonçalo, Macaé, Região Serrana, Niterói e Região Sul.
A interrupção do fornecimento de energia causada por pipas pode ocorrer por diversas razões. Além do risco de rompimento dos cabos, as linhas que ficam enroscadas na rede elétrica provocam desgaste na fiação, podendo ocasionar curtos-circuitos e risco de choque elétrico. Nesses casos, equipes da distribuidora são mobilizadas imediatamente para realizar os reparos necessários e substituir a fiação, a fim de restabelecer o serviço o mais breve possível.
“As interrupções de energia, mesmo que de curta duração, geram grandes transtornos aos clientes, impactando a atividade comercial e o dia a dia das pessoas. Neste sentido, é importante reforçar os riscos de se empinar pipa próximo da rede elétricas e a necessidade de os pais orientarem as crianças e os adolescentes sobre os cuidados necessários”, afirma o responsável por Operação e Manutenção da Enel Distribuição Rio, Thiago Martins de Morais.