Cultura realiza "I Mostra Online de Cinema de Maricá"Foto: Divulgação

Por O Dia
Maricá - Tendo como tema “Arte e Pensamento”, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura, realiza de 21 a 30 de junho, a I Mostra Online de Cinema de Maricá. Entre as obras apresentadas estão documentários sobre artistas, poetas, pensadores e músicos brasileiros, além de filmes premiados em festivais nacionais e internacionais.

Todas as sessões serão transmitidas pelas páginas da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Cultura, presentes no Facebook e Youtube, às 16h, 19h e 21h.

A curadoria da I Mostra Online de Cinema de Maricá está a cargo dos produtores cinematográficos Cavi Borges e Fabrício Duque e o evento vai contar com mais de 20 obras de importantes cineastas nacionais, ao todo serão 30 sessões em 10 dias de evento.

A live de abertura da mostra acontece em 19/06, dia nacional do cinema, às 19h, e traz um importante debate com a presença confirmada de grandes nomes do cinema, entre eles, Flávio Tambellini, roteirista e produtor; Jayme Monjardim, diretor; Sílvio Tendler, cineasta e historiador; Cavi Borges, diretor, produtor e curador do evento; além de Sady Bianchin, diretor, poeta e secretário de Cultura de Maricá.

Segundo Sady Bianchin, a I Mostra Online de Cinema de Maricá será a maior mostra de cinema online sobre arte e pensamento já realizada no país.

"A arte é um instrumento de transformação social, a burguesia criou o seu deleite a fotografia em movimento, mas também criou sua reflexão", avaliou Sady. "A primeira mostra de Cinema de Maricá, com mais de 20 filmes, é a maior sobre esta temática no Brasil e foi a maneira que escolhemos para comemorar o dia nacional do cinema, celebrado em 19 de junho", explicou o secretário. "E, neste momento de pandemia, é a melhor maneira de levar o cinema para as casas dos maricaenses, com alegria e reflexão da sociedade", completou.

“Esse festival envolve muitos filmes, de muitos diretores importantes e marca o início do projeto de audiovisual que a Secretaria de Cultura de Maricá está desenvolvendo na cidade e, que por enquanto está sendo online, mas que em breve passará a ser presencial nesse cinema lindo que é o Cine Henfil”, afirmou Cavi Borges.

Ainda de acordo com Cavi, a mostra é o grande marco do ano do audiovisual de Maricá. “Essa iniciativa demonstra que Maricá, mais que nunca, vai investir na cultura e no cinema principalmente. E assim que for possível transformar o Cinema Público Henfil, com a presença de eventos, mostras e oficinas, em um grande polo cultural do estado do Rio de Janeiro”, concluiu.
Serviço:

Abaixo a programação completa da I Mostra Online de Cinema de Maricá:



DIA 21 - SEGUNDA

16h - HENFIL - de Angela Zoe

19h - ALDIR BLANC - DOIS PRA LÁ DOIS PRA CÁ - de André Sampaio

21h - DEDO NA FERIDA - de Silvio Tendler



DIA 22 - TERÇA

16H - PLÍNIO MARCOS - de Julio Calasso

19h - FERREIRA GULAR - de Silvio Tendler

21h - CACASO - NA CORDA BAMBA - de PH Souza



DIA 23 - QUARTA

16H - JANGO - de Silvio Tendler

19H - ESCOLAS EM LUTA - de Rodrigo T Marques

21h - SETENTA - de Emilia Silveira



DIA 24 - QUINTA

16H - SEMENTE DA MÚSICA BRASILEIRA - de Patricia Terra

19h - PAULO DA PORTELA - de Dermeval Neto

21H - CAUBY - de Nelson Hoineff



DIA 25 - SEXTA

16H - A OBRA DE ARTE - de Marcos Ribeiro

19h - OSCAR NIEMEYER - de Fabiano Maciel

21h - SIGILO ETERNO - de Noilton Nunes



DIA 26 - SÁBADO

16H - GERALDINOS - de Pedro Asbeg e Renato Martins

19H - AUTO DE RESISTÊNCIA - de Lula Carvalho e Nathara Neri

21H - CIDADE DE DEUS 10 ANOS DEPOIS - de Cavi Borges e Luciano Vidigal



DIA 27 - DOMINGO

16H - ANGEL VIANNA - de Cristina Leal

19h - MARCOS MEDEIROS - CODINOME VAMPIRO - de Vicente Duque Estrada

21h - MAYSA



DIA 28 - SEGUNDA

16H - CURTAS DE MARICÁ

19h - CURTAS FILMADOS EM MARICÁ

21h - CURTAS NACIONAIS



DIA 29 - TERÇA

16H - GERALDINOS - de Pedro Asbeg e Renato Martins

19H - COPA VIDIGAL - de Luciano Vidigal

21H - HERÓIS - de Cavi Borges



DIA 30 - QUARTA

16H - BANDEIRA DE RETALHOS - de Sérgio Ricardo

19h - BOB RUM - A HISTÓRIA DE UM SILVA - de Marcelo Gularte

21h - L.A.P.A - de Cavi Borges e Emílio Domingos