Maricá - O Terminal de Passageiros (TPS) do Aeroporto de Maricá ganhará uma praça de aproximadamente mil metros quadrados com área de estar e sinalização em sua entrada. As obras, que tiveram início neste semestre, serão concluídas ainda neste ano. O Aeroporto Benvindo Horta (SBMI) é administrado pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio das diretorias de Operações e Planejamento.
“Nosso objetivo é promover sempre desenvolvimento e melhorias na cidade e no aeroporto, que é um equipamento tão precioso para nossa companhia. Além dessa reformulação do TPS, que reafirma cada vez mais a nossa identidade, outras melhorias já alinhadas serão anunciadas, para e que usuário e colaboradores tenham mais ambientação e acolhimento enquanto estiverem no espaço”, comentou o presidente da Codemar, Olavo Noleto.
De acordo com o arquiteto da Diretoria de Planejamento da Codemar, Luciano Senna, a reformulação do ambiente, que antes parecia uma extensão do estacionamento, além de promover o acolhimento ao usuário que chega no aeroporto e dos colaboradores do local, vai melhorar a sinalização da entrada do TPS.
"Era muito comum os carros entrarem e deixarem os passageiros na porta do TPS, mas a ideia não era essa. A ideia era que já fosse um ambiente para receber as pessoas para seguirem para seus voos, mas é necessário atender todos os tipos de usuários: do TPS e também da Codemar, que precisam de um momento ao ar livre. Outra observação é que o nosso terminal de passageiros fica um pouco recuado e não tem contato visual com o visitante assim que ele chega de Uber ou táxi. A entrada vai receber sinalização para que o usuário veja de longe a entrada e a praça", explicou o arquiteto, que também é professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
As obras estão em fase de acabamento com piso de granito, como o instalado na Praça Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Maricá, e, no paisagismo, prezaram em escolher plantas nativas para promover pertencimento e também melhor adequação de vida para o local. A área contará com dois ambientes diferentes e uma entrada aconchegante. Após a inauguração poderá ter a concessão para a instalação de pequenos quiosques no estilo “cafés”.
Melhorias no aeroporto
Algumas melhorias estruturais e de apoio ao aeroporto estão em fase de concessão. Um dos exemplos é o Hotel Maricá, que será construído ao lado do Aeroporto, e teve a conclusão de sua terraplanagem. De acordo com o diretor de Planejamento da Codemar, Hamilton Lacerda, a companhia planeja reformar a pista de voo, construir um novo pátio para helicópteros e também hangares.
“Como a gente dedica esse aeroporto ao offshore, nosso planejamento é fazer uma reforma de recapeamento na pista, para aviação privada, executiva e de treinamento. Vamos focar no aeroporto para helicóptero e nos preparar porque esse mercado vai vir para cá. Estamos levantando, modernizando e dando uma gestão mais eficiente”, lembrou Lacerda.
A Diretora de Operações do Aeroporto de Maricá, Marta Magge, destacou que a nova Praça do TPS visa atender todos os usuários do Aeroporto de Maricá, na aviação executiva, no offshore e futuramente na aviação comercial. Ela aponta que hoje o Terminal de Passageiros do Aeroporto de Maricá (SBMI) já se destaca entre os aeroportos da mesma categoria, com uma infraestrutura moderna e confortável para todos os usuários.
“Propor soluções eficazes que vão ao encontro das necessidades dos nossos clientes e, com isso, ampliar o leque de possibilidades de usabilidade do portfólio de serviços do Aeroporto de Maricá é motivador. A expertise e a experiência da equipe da Diretoria de Planejamento e a Superintendência de Obras e Projetos fizeram a diferença neste projeto de muito bom gosto, cercada de verdes e material sustentável”, ressaltou a diretora Marta Magge.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.