Peru enfrenta desde janeiro a segunda onda da pandemia.
Peru enfrenta desde janeiro a segunda onda da pandemia.Reprodução
Por AFP
Lima - A variante brasileira do novo coronavírus foi a responsável por 40% dos casos de covid-19 registrados nos últimos meses em Lima, informou nesta quarta-feira (24) o governo peruano, que enfrenta desde janeiro a segunda onda da pandemia. Lima, que tem 10 milhões de habitantes, é a cidade peruana mais atingida pelo novo coronavírus, com hospitais lotados e filas para comprar oxigênio.
O país soma mais de 1,4 milhão de infectados, dos quais 694 mil casos foram registrados na capital, que também lidera o número de mortos, com 22.176 dos 50.474 registrados, segundo o Ministério da Saúde. "Um estudo permitiu identificar, através de amostragem em Lima, que a principal variante causadora da covid é a brasileira", afirmou em entrevista coletiva o ministro da Saúde, Óscar Ugarte. "É necessário reforçar o cumprimento das medidas sanitárias."

A variante brasileira foi detectada semanas atrás, em regiões amazônicas da fronteira, como Loreto. Brasil e Peru dividem 2,8 mil quilômetros de fronteira na Amazônia, e os voos entre os dois países foram suspensos pelo governo peruano em janeiro. A vacinação avança lentamente no Peru, devido à falta de vacinas. Pouco mais de 210.000 pessoas receberam as duas doses.