Nilópolis - Pessoas com 60 anos ou mais começaram a ser vacinadas nesta segunda-feira (23/05) com a quarta dose da vacina contra a Covid-19. A Secretaria de Saúde de Nilópolis também disponibilizou a imunização para idosos institucionalizados (em abrigos e residências terapêuticas). E adolescentes a partir de 12 anos também podem procurar os postos Central, Paiol, Novo Horizonte e Cabral. A Secretaria de Saúde convoca quem ainda não recebeu a segunda dose e a dose de reforço para que compareça aos pontos de vacinação.
Moradores com 18 anos ou mais que apresentam imunossupressão devem comparecer às quatro unidades de saúde e tomar a quarta dose. Por sua vez, pais e responsáveis podem levar as crianças na faixa dos 5 aos 11 anos para tomar a vacina no Complexo de Saúde Jorge David, na Rua Senador Fernando Mendes, sem número, perto do Clube Nilopolitano.
Rita de Cássia Alves, 62 anos, moradora de Olinda, soube pelas redes sociais da Prefeitura que já estava sendo disponibilizada a vacinação para pessoas de 60 anos ou mais. “ O prefeito está trabalhando muito bem, porque todos precisamos nos imunizar”, afirmou ela, que recebeu uma dose da Jansen. “ Lá em casa, só minha filha pegou a Covid, mesmo assim foi leve porque já tomou as três doses por trabalhar na área de saúde”.
Houve quem se atrasou para tomar a segunda dose de reforço. Edelza Medeiros, 70 anos, só compareceu nesta segunda-feira para ser vacinada. “ Não sabia. Se eu soubesse teria vindo antes”, garantiu ela, que mora em Nova Cidade. A enfermeira Jurema Souza e os técnicos de enfermagem Cláudia Souza, Daniela Rios e Mateus Felipe ofereciam a vacina Jansen e, nos casos de comorbidades ou imunossupressão, a Pfizer.
Desde antes do início do horário da imunização, os idosos eram encaminhados para sentar em cadeiras enfileiradas na parte de trás do prédio, sob duas grandes lonas, onde ficavam aguardando o atendimento. A diretora do Posto Central, Sônia Araújo, afirmou que até as 11h, cerca de 80 pessoas foram imunizadas contra a Covid e 10 tomaram a vacina contra a Influenza.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.