Confira mais atividades liberadas a funcionar na fase de transição de Niterói
Nesta segunda-feira foram liberados hotéis, indústrias de petróleo e gás, concessionárias de automóveis, escritórios, imobiliárias, salões de beleza e empresas de manutenção de máquinas
Por O Dia
Niterói inicia a semana com mais atividades comerciais autorizadas a funcionar em uma nova uma etapa do plano de transição gradual para a nova normalidade. A partir desta segunda-feira estão autorizados a funcionar hotéis, indústrias de petróleo e gás, lojas de automóveis e concessionárias, escritórios, imobiliárias, salões de beleza e empresas de manutenção e reparo de máquinas e equipamentos. Essas atividades se somam a outras já liberadas a funcionar na última quinta-feira, como óticas, lojas de materiais de construção, oficinas mecânicas e de bicicletas, atividades da construção civil e serviços médicos, odontológicos e de fisioterapia.
Entre os protocolos obrigatórios para esse tipo de estabelecimento estão a ocupação máxima de 50% da capacidade, tratamento preferencial para clientes que estão nos grupos de risco, distanciamento entre as pessoas, obrigatoriedade de manter visíveis informativos sobre prevenção a covid-19, monitoramento da temperatura dos funcionários, testagem de trabalhadores sintomáticos, afastamento dos profissionais que estejam nos grupos de risco ou que apresentem sintomas gripais.
As regras de restrição de circulação e isolamento social serão mantidas até 30 de junho e continuam liberados os serviços essenciais já em funcionamento nas últimas semanas, como mercados e supermercados, farmácias, padarias, pet shops e postos de combustíveis. Todas essas atividades deverão seguir as novas regras de higiene e de ocupação do espaço físico, para reduzir o risco de contágio por clientes e funcionários. O uso da máscara de proteção permanece obrigatório, sob pena de multa no valor de R$ 180 para quem descumprir a ordem.
Publicidade
“Estamos com ótimos índices de isolamento social mesmo nestes primeiros dias de transição gradual para uma nova normalidade. Isso mostra a conscientização dos niteroienses, que se conscientizaram da gravidade da situação e estão ficando em casa. A participação do cidadão é determinante para salvarmos vidas", afirmou o prefeito Rodrigo Neves.