Momento da soltura da coruja no Parnit, já livre da linha chilena e com as feridas tratadas - Divulgação / Berg Silva
Momento da soltura da coruja no Parnit, já livre da linha chilena e com as feridas tratadasDivulgação / Berg Silva
Por Irma Lasmar
Niterói - Integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal resgataram na sexta-feira uma garça e uma fragata com ferimentos provocados por linha chilena. Nas duas últimas semanas, quatro animais foram resgatados com machucados por esse artefato, utilizado na soltura de pipas. Na semana passada, um balão caiu e provocou um incêndio em um pequeno trecho de mata protegida no Parque da Cidade. Em todos os casos, guardas ambientais, agentes do da Secretaria de Meio Ambiente e voluntários do parque entraram em ação para salvar os animais e resguardar o ecossistema. Usar linha chilena é proibido por lei, assim como soltar balões, e quem for pego pode pagar multar ou até ser preso. (Veja fotos na galeria abaixo)
Com 56% de seu território composto por áreas protegidas, Niterói, mesmo no período da pandemia do novo coronavírus, não está deixando de lado os cuidados com as áreas protegidas e seus animais, segundo afirma o ambientalista Alex Figueiredo, coordenador do Parque Municipal de Niterói (Parnit). “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente não parou, mesmo durante o isolamento social, pois as ocorrências continuam. Estamos alinhados com a Guarda Ambiental no combate a focos de incêndio e no resgate de animais feridos. Quando alguém solta um balão ou uma pipa, está colocando em risco não só o meio ambiente, mas também os animais. Estamos de olho e, se flagramos alguém, fazemos valer a lei”, alerta ele, agradecendo o trabalho dos voluntários.
Publicidade
Na última semana, guardas ambientais e voluntários combateram um incêndio no Parnit, onde foram encontrados um balão queimado e outro caído que não chegou a pegar fogo. Ainda na semana passada, uma coruja foi resgatada no bairro do Maceió, com um pedaço de linha chilena presa na asa. Guardas ambientais fizeram o resgate, retiraram a linha e o animal, que não se feriu, foi solto na área do parque. Uma outra, da espécie mocho orelhuda, foi encontrada por moradores com ferimento de linha e entregue na sede do Parque da Cidade. Ela recebeu o tratamento de veterinários e, na quinta-feira, foi solta na própria mata. Tanto a garça resgatada na Venda da Cruz quanto a fragata encontrada em Jurujuba, ambas com ferimentos, foram levadas para centros de tratamento.
“Por sorte fomos avisados a tempo por moradores, através do número 153. Quando o animal está em boas condições, soltamos em seu habitat natural. Se ferido, levamos para um de nossos centros de tratamento parceiros”, explica Jociley Pereira, responsável pela Coordenadoria Ambiental da Guarda de Niterói. “Se pegamos alguém em flagrante por soltura de balão, encaminhamos para a delegacia; em caso de uso de linha chilena, a pessoa é multada. É preciso que todos tenham consciência do perigo que isso representa não só para a fauna e flora, mas para os próprios seres humanos”.
Publicidade
O decreto municipal nº 11.485/2013, publicado em 24/09/2013, proíbe a comercialização, guarda, transporte ou uso de cerol e de linha chilena em Niterói. O infrator pode receber multa e até ser conduzido para a delegacia em caso de desobediência, se for maior de idade. Caso seja menor, os pais ou responsáveis podem sofrer as punições. Soltar balão é crime, enquadrado o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9605/98.