A Escola de Samba e Ponto de Cultura de Niterói foi criada em 2003, na comunidade da Garganta, no Largo da Batalha e surgiu da ideia de se criar uma agremiação com o grande objetivo de evidenciar temas e situações do cotidiano do cidadão em geral, mas, sobretudo, em particular, do povo negro, suas comunidades, tradições, ancestralidade e história. Com viés de resistência, a escola tradicionalmente desenvolve enredos ligados à representatividade do povo negro em todas as áreas do conhecimento e das artes, com destaque para Luiz Gama, Heitor dos Prazeres, Tia Ciata e, mais recentemente, no carnaval de 2020, o enredo que homenageou as escritoras negras brasileiras. Levou para o desfile em Niterói, estrelas da grandeza de Conceição Evaristo, Eliana Alves Cruz, Lia Vieira e Débora Moreno.
Além dos desfiles de carnaval, a agremiação desenvolve projetos culturais, bem como ações sociais, além de premiações, apresentações de sambas de enredo e agremiações, realização e participação em oficinas, rodas de conversa e seminários.
Atualmente, executa o projeto selecionado pelo Edital nº 9/FAN chamado “Oficina de Literatura e Arte Garra de Ouro - Negra Autoria”, para a realização de oficinas de literatura, dança, grafite e outras linguagens.
Ficha:
Presidente - Cidiclei Eugênio,
Presidente de Honra - Sidnei dos Santos
Vice-Presidente - Antônia Rodrigues (Tunica).
Protocolos Sanitários:
O Teatro vai seguir todos os protocolos sanitários definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, que incluem a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, aferição de temperatura na entrada, obrigatoriedade do uso de máscaras, tapetes sanitizantes e filas demarcadas, respeitando as medidas de distanciamento social. O teatro funcionará com 30% da capacidade.
Os assentos das cadeiras ficarão isolados para que haja o distanciamento de 2 metros entre cada espectador, entre outras medidas. O palco, a plateia e demais dependências passarão por higienização após as apresentações.
A equipe do Teatro foi capacitada nos protocolos sanitários e vai orientar os espectadores quando necessário. A aquisição de ingressos e distribuição de senhas será feita online, para evitar contato e aglomerações. No dia do evento, o espectador deve levar dispositivo móvel (celular, tablet) com o ingresso visível na tela para que possa ser efetuada a leitura do QR Code para validação da entrada.
Serviço:
Garra de Ouro
Música
Presencial
Data: 27 de fevereiro
Horário: das 19h às 20h
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Caminho Niemeyer, Centro, Niterói – RJ.
Ingresso: Gratuito, limitado a 02 por CPF. Reserva somente online no site da Sympla. Até quarta estará disponível para aquisição do ingresso. Favor não imprimir o ingresso. No dia do evento, trazer dispositivo móvel (celular, tablet) com o ingresso visível na tela para que possa ser efetuada a leitura do QR Code para validação da entrada.