A coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, reforça que o conhecimento é fundamental para o enfrentamento à violência.Divulgação PMN - Foto Douglas Macedo

A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) iniciou mais uma etapa do Treinamento Lilás, uma capacitação sobre mecanismos de proteção à mulher em situação de violência. Desta vez, foi com 190 agentes de trânsito da Nittrans, homens e mulheres. As palestras aconteceram no auditório da Nittrans e foram divididas em dois dias entre dois turnos, nesta segunda (30) e terça-feira (31), para evitar aglomeração devido à pandemia da Covid-19.

A coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel enfatizou que levar o conhecimento e fomentar o debate sobre o feminicídio e a lei Maria da Penha é fundamental para garantir os direitos das mulheres e o enfrentamento à violência. “O Treinamento Lilás segue com a Guarda Municipal e agora iniciamos um novo ciclo com a Nittrans. Queremos que os nossos agentes possam oferecer um atendimento adequado e humanizado às vítimas de violência, gerando sensibilização e encaminhamento para a rede de proteção e atendimento da cidade. A conscientização de todos é fundamental para a construção de uma cidade mais equânime e justa“, disse Sixel.

Segundo ela, o objetivo é orientar os agentes sobre o tratamento humanizado às mulheres em situação de violência e sobre a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na cidade e os órgãos parceiros.

“Neste novo ciclo de treinamento, a Codim conta com a participação da advogada Gabriela Barroso, especialista em Direito da Mulher e da Família que abordará temas como Definição e Identificação das Violências de Gênero, Identificação da Violência Doméstica e Familiar - Lei Maria da Penha e Exposição e Implementação do Protocolo de Acolhimento à Mulher em Situação de Violência, além de apresentar toda rede de enfrentamento existentes na cidade de Niterói e os novos programas que estão sendo estruturados pela Codim”, concluiu a coordenadora.

De acordo com o presidente da Nittrans, Gilson Santos, a parceria é importante para tratar da violência contra as mulheres. "O enfrentamento à violência contra a mulher é uma tarefa de todos. Na Nittrans, sabemos que este tema deve ser tratado com o profissionalismo e a profundidade que o assunto exige e por isso é tão importante esta parceria com a Codim", finalizou o presidente.