Segundo a Prefeitura, o objetivo da convocação é recompor o quadro de servidores da rede municipal de educação.Divulgação PMN - Foto: Douglas Macedo

A Prefeitura de Niterói vai convocar 129 profissionais aprovados no concurso público da Educação, realizado em 2016. O objetivo é recompor o quadro de servidores da rede municipal. O prazo de validade do concurso, que foi prorrogado por mais seis meses por conta da pandemia, encerra no dia 12 de outubro. No total, com mais esta convocação, o município terá chamado 2.522 profissionais aprovados.

Segundo o Executivo, neste 30º Edital de Convocação, serão convocados 129 aprovados nos seguintes cargos: Professor I (55), Pedagogo (19), Professor II (24), Bibliotecário (5), Nutricionista (1), Agente de Coordenação de Turno (2), Auxiliar de Portaria (5), e Merendeiro (18). Os profissionais vão iniciar o trabalho a partir do próximo ano letivo. A chamada será publicada no Diário Oficial do município. De acordo com informações em fevereiro, haviam sido convocados 132 profissionais de diferentes cargos para compor a rede neste ano letivo.
Para o secretário de Educação, Vinicius Wu, a segunda convocação em um ano demonstra o compromisso da Prefeitura de Niterói com a educação pública de qualidade. "Entendo que reafirma, desta forma, seu compromisso com a educação e com o enfrentamento dos efeitos da pandemia sobre a escola pública. A chamada destes profissionais se soma a diversas outras ações já realizadas ou planejadas para os próximos anos. Niterói quer se tornar uma cidade educadora e isto não será possível sem o apoio e participação efetiva dos profissionais da educação”, afirmou o secretário.

O presidente da Fundação Municipal de Educação, Fernando Cruz, ressaltou que esta última convocação está sendo possível por conta da prorrogação do prazo de vigência do concurso no início do ano. Ele disse que a medida teve como base a Lei Complementar Federal nº 173/2020, que autorizou a suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos homologados até 20 de março do ano passado, em todo o território nacional.

"É importante lembrar que essa última convocação está sendo possível graças a sensibilidade do governo em aprovar a prorrogação do concurso tendo em vista a situação da pandemia. Esta última convocação é fundamental para o planejamento do próximo ano letivo”, finalizou o presidente.