Os alunos fizeram uma visitação ao Centro de Controle Operacional de Niterói, onde é feito o controle semafórico e o monitoramento via câmera de toda a cidade.Divulgação/NitTrans
“A Educação é transformadora, e por isso é muito importante que as temáticas relacionadas ao trânsito estejam presentes no cotidiano de aprendizado dos nossos jovens. Estamos proporcionando aos estudantes lições de Cidadania e Sustentabilidade para além da sala de aula, para além do horário escolar formal, e isso faz parte da formação de uma nova geração de cidadãos mais conscientes sobre si, sobre a cidade e sobre a sociedade", realçou Souza.
De acordo com as informações, o projeto é dividido em quatro módulos. No primeiro, os alunos participam de uma palestra sobre Educação para o Trânsito, Sustentabilidade e Legislação, que leva às crianças e adolescentes um processo de ensino-aprendizagem que lhes permitam desenvolver a consciência da cidadania e da ética, além de hábitos e comportamentos seguros no trânsito, onde eles passam a conhecer seus direitos e cumprirem seus deveres ao ocupar diferentes posições como pedestres, motoristas e ciclistas.
O segundo módulo consiste em uma visitação ao Centro de Controle Operacional de Niterói (CCO), onde é feito o controle semafórico e o monitoramento via câmera de toda a cidade. Lá, os alunos podem observar na prática como a atitude de cada indivíduo influencia na fluidez do trânsito ao assistirem as câmeras de monitoramento. Também é possível compreender o funcionamento das câmeras inteligentes instaladas em pontos estratégicos da cidade, que conseguem captar o fluxo de veículos nas vias ao redor e a partir disso alterar o tempo de semáforo a fim de melhorar o fluxo nesses locais.
“Visitar o CCO foi uma experiência única. Aprender como tudo funciona em nossa cidade é incrível. Fomos muito bem recebidos pela diretora Amanda e pelo engenheiro Igor, e pudemos perceber como a equipe do CCO se preocupa com a nossa segurança. Estou gostando demais dessa capacitação. O projeto está sendo essencial para o nosso aprendizado sobre o trânsito e estamos aprendendo muito em todos os módulos”, disse Lucas Braga, aluno do 9º ano da Escola Municipal Paulo Freire.
O terceiro módulo aborda a questão da Mobilidade Ativa e a Cidade e está sendo ministrado em parceria com a Coordenadoria Niterói de Bicicleta. No último módulo, os alunos participam de um curso básico em mecânica para bicicletas, realizado em parceria com o Fika Bike Café. Ao final, os alunos recebem certificado assinado pelo secretário de Educação, Vinicius Wu e pelo presidente da NitTrans, Gilson Souza.
"A parceria entre a Secretaria de Educação e a NitTrans tem sido um sucesso. Além de promover e levar para os alunos o conteúdo da Educação Para o Trânsito, a NitTrans também está buscando capacitar os alunos da rede municipal através do curso de mecânica para bicicletas. A sociedade como um todo tem muito a ganhar com esta capacitação, que irá trazer uma mudança cultural no exercício do trânsito”, comentou Dennys Henrique, integrante da Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde da Secretaria Municipal de Educação de Niterói.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.