Alunos e profissionais da rede foram premiados por seus textos.Divulgação PMN

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fundação Municipal de Educação (FME), realizou, a final do 20° Concurso de Incentivo à Leitura - Poesia, no Solar do Jambeiro. Alunos e profissionais da rede foram premiados por seus textos e o evento contou com apresentações culturais de artistas da comunidade escolar. O tema “Paulo Freire: É tempo de esperança” foi escolhido para homenagear o patrono da educação brasileira e o seu centenário, comemorado no dia 19 de setembro deste ano.
O Concurso, uma tradição da Rede Municipal e promovido pela Coordenação de Educação e Cultura, foi realizado em três etapas, nas categorias: Educação Infantil, 1°, 2°, 3°e 4° ciclos do Ensino Fundamental, do regular e da EJA, bem como na nova premiação da categoria Profissionais da Educação. No sábado, na terceira e última etapa, os finalistas apresentaram e interpretaram seus poemas para o público e para a banca examinadora, composta por especialistas convidados pela SME, que premiou dois vencedores por categoria.
O subsecretário de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional, Thiago Risso, enfatizou a importância de eventos como esse para a comunidade escolar, que está caminhando para o pós-pandemia.
“Os dois últimos anos foram muito desafiadores para a Educação e agora tivemos a oportunidade de vivenciar juntos as alegrias e emoções desse concurso, que é essencial para que os nossos alunos e profissionais reconheçam a própria potência e ampliem as perspectivas de futuro. É gratificante fazer parte dessa experiência com profissionais que estão presentes na Rede Municipal, consolidando, cada vez mais, a Educação de Niterói como referência no país”, disse Thiago Risso.
O 20° Concurso de Incentivo à Leitura foi realizado para dar continuidade à tradição de estimular a formação de leitores e autores, por meio da educação e da cultura. O objetivo da ação é desenvolver a sensibilidade poética dos estudantes e democratizar o acesso à arte, como um todo. Todos os finalistas performaram poemas referentes à obra e à vida de Paulo Freire, que se dedicou a refletir e disseminar a importância de educar a população, assim como a necessidade da alfabetização de adultos.
“É muito importante mostrar que a poesia e o incentivo à leitura é algo que tem valor em nossa cidade! Escolhemos homenagear Paulo Freire, patrono da educação brasileira, porque ele nos motiva a desejar uma sociedade melhor, mais justa e empática. Sua mensagem principal que queremos reforçar é: A educação é um direito!”, afirmou Liliane Balonecker, coordenadora de Educação e Cultura da SME/FME.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.