A Semana da Juventude de Niterói 2022 vai até domingo (14).Divulgação PMN - Foto: Bruno Eduardo Alves
Além da mesa redonda “Juventudes contra violências: histórias, violências e cultura da paz”, o primeiro dia de programação contou com apresentação de hip hop dos alunos do Espaço Nova Geração, no Fonseca. O coordenador da Juventude, Eduardo Oliveira, afirma que a semana deste ano será a maior que Niterói já teve.
“Um evento como esse é muito importante no sentido de mostrar à população quais são as políticas públicas desenvolvidas na cidade para este grupo. Quase 30% da população de Niterói tem entre 15 e 29 anos, uma fatia significativa. Os investimentos deste ano em atividades destinadas à juventude da cidade somam R$ 4 milhões”, destacou.
Henrique Antunes, que representou o secretário-executivo da Prefeitura de Niterói, Bira Marques, ressaltou que um país que não pensa na sua juventude não pode progredir. Por isso é necessário criar políticas comprometidas para esta fatia da sociedade.
“A gente sabe quando um governo está comprometido com os temas quando olha para o orçamento destinado às causas. Todos os nossos projetos, os nossos programas priorizam e colocam os jovens no orçamento”, afirmou.
A Semana Nacional da Juventude é uma comemoração ao Dia Nacional do Estudante (11/08) e ao Dia Nacional da Juventude (12/08). Serão sete dias de atividades, com debates sobre propostas de paz e combate à violência – que atinge principalmente a juventude negra do estado - e as iniciativas de Niterói com o Pacto Niterói contra a Violência para mitigar danos e oferecer oportunidades à juventude. Ao longo da semana, serão oferecidas outras atividades com foco na promoção de emprego, empreendedorismo, esporte e artes. O evento termina com três dias destinados exclusivamente ao Festival da Juventude, com shows de artistas como Duda Beat, Rael, Rashid e Vou Zuar.
“A previsão é que, até o final de 2024, tenhamos investido R$ 20 milhões em projetos que incentivem os jovens nos campos culturais, esportivos e relacionados ao primeiro emprego, graças à iniciativa do Orçamento Participativo da Juventude, iniciado na gestão anterior desta Coordenadoria”, detalhou Oliveira.
Confira a programação:
Segunda (08/08)
14h - Roda de Conversa "Juventudes Contra a Violência: Histórias, Vivências e a Cultura da paz" (parceria com o Pacto Niterói contra a Violência), no auditório do Caminho Niemeyer;
Terça (09/08)
14h - Aulão do Aprova Jovem com o tema “Saúde Sexual para a Juventude”, projeto de pré-vestibular, no auditório do Caminho Niemeyer;
Quarta (10/08)
14h – Projeto de escolinha de futebol "Canhotinha de Ouro: Seleção de Craques", no Campo de Futebol do Campus Gragoatá da UFF;
Quinta (11/08)
14h - Prepara Jovem, aulão de empreendedorismo, com dicas de preparação de currículos, como se portar em entrevistas e sobre o mercado de trabalho em Niterói e no Brasil, no Auditório do Caminho Niemeyer;
Programação dos shows - Festival da Juventude
12/08 (sexta)
18h - Ella Z convida MAY
19h40 - Sávio convida Mariana Wolker
21h40 - Fran
23h50 - Duda Beat
Haverá o DJ Wlad nos intervalos.
13/08 (Sábado)
17h00 - Dragões Da UFF
19h00 - Rashid
21h30 - Rael
22h50 - DJ Matheus Alves;
14/08 (Domingo)
15h - João Bragança;
16h - Educasamba;
17h - Mullatto;
19h - Vou Zuar;
21h - Suel;
22h30 - DJ Buarque.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.