O Projeto Ginástica Laboral da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Clin), implantado em 16 de maio de 2017, deu certo e garante mais qualidade de vida, evita lesões por esforço repetitivo e alivia o estresse dos funcionários da empresa. Segundo a Prefeitura de Niterói, o programa é ministrado por professores de Educação Física e acontece na sede da empresa e nos distritos.
“Os benefícios que esses poucos minutos trazem para nossa empresa e para a saúde de nossos funcionários, especialmente para os que realizam movimentos repetitivos, são gigantescos. Além disso, a prática dos exercícios melhora a interação e a cooperação entre os funcionários, implicando diretamente em uma melhora na prestação dos serviços”, analisa o professor Bebeto Bruno, coordenador da equipe.
A gari Vanuza de Oliveira vem sentindo, na prática, a importância do projeto.
"A nossa disposição para o trabalho melhorou muito, não vemos mais as pessoas com dor para subir e descer do caminhão. Faz bem até para a mente! Em pouco tempo já foi possível ver essa melhora", avalia.
Ginástica laboral - A ginástica laboral consiste na prática de exercícios físicos de curta duração pelos colaboradores durante a sua jornada de trabalho. Ela basicamente consiste em uma intervenção rápida, com duração média de 10 a 15 minutos, e que é realizada em ambiente de trabalho sob a tutela de profissionais especializados nesse tipo de atividade.
Os exercícios são baseados em técnicas simples de respiração, alongamento, controle e entendimento corporal, bem como, reeducação postural e equilíbrio muscular. Esse tipo de exercício evita não só o aparecimento de doenças ocupacionais, mas também de dores e lesões por esforço repetitivo. Ela traz benefícios aos sistemas muscular, fisiológico, cardíaco e respiratório.
"Os exercícios promovem o aquecimento dos músculos que serão solicitados durante a execução das tarefas de trabalho. Assim, o funcionário desperta e fica mais disposto a enfrentar o dia. Além disso, interrompe a monotonia operacional e compensa esforços repetitivos", afirmou a Clin em nota.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.