Os agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói apreenderam, no domingo (13), 180 caranguejos que seriam vendidos ilegalmente em frente ao Mercado São Pedro, no Centro.
Segundo as informações, a apreensão aconteceu durante um patrulhamento de rotina. A Guarda Ambiental disse que irá intensificar o combate à comercialização de caranguejos uça (Ucides Cordatus), em período de defeso, nos arredores do local.
"Conforme portaria do Ibama, N-52, de 30/09/2003, o período de defeso começa em 1 de outubro e segue até 30 de novembro para machos e fêmeas, e de 1 a 31 de dezembro para as fêmeas, no Estado do Rio de Janeiro. Somente animais congelados inteiros podem ser comercializados, com a apresentação da declaração de estoque emitida pelas autoridades competentes", afirmou o poder público.
Todos os anos a Guarda Municipal de Niterói combate o comércio ilegal de caranguejos. De acordo com o subinspetor da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, Renato Macedo, o defeso é a proibição da pesca enquanto a espécie se reproduz, e compreende os meses de outubro e novembro, estendendo-se até dezembro quando se trata de fêmeas.
"Pedimos que a população entre em contato conosco através do número 153 caso alguma irregularidade seja constatada durante esse período”, afirma a Guarda Municipal na nota.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.