Por tamyres.matos
Rio - Mais de mil casais oficializaram a união no casamento coletivo promovido pela Prefeitura de São João de Meriti e o Tribunal de Justiça, neste domingo. Ao todo foram realizados 1178 matrimônios durante o evento Viva São João III, que reuniu dezenas de serviços gratuitos e registrou milhares de atendimentos e procedimentos nas áreas da saúde, educação, beleza, cultura e justiça, além da emissão de 1ª e 2ª via de documentos básicos e certidão de nascimento tardia.
O Viva São João foi aberto pelo prefeito Sandro Matos e pela juíza diretora do Fórum de Meriti, Drª Claudia Motta. “A iniciativa ressalta a importância da união entre os poderes Judiciário e Executivo para agilizar os serviços prestados à população que precisa e anseia pelos atendimentos”, disse a juíza.
Publicidade
“Em 2011, o município bateu o recorde de casamentos coletivos com a união de 409 casais. Hoje, ultrapassamos a expectativa com mais do dobro de matrimônios”, disse o prefeito. Várias autoridades participaram da ação, que contou com a presença do deputado federal Marcelo Matos, a desembargadora e coordenadora das ações sociais e justiça itinerante Drª Cristina Tereza Gaulia, vereadores e secretários municipais.
Ana Claudia Silva de Carvalho, 35 anos e Roberto Carlos Ribeiro Siqueira, 37, estão juntos há quatros anos e sempre quiseram se casar, mas não tinham condições financeiras para fazer a cerimônia. “Assim que soubemos do casamento coletivo fizemos a inscrição. Estamos muito felizes e realizados” disse Ana Claudia.
Publicidade
Moradores do bairro Engenheiro Belford, Rosangela Paschoal e Bruno de Oliveira Paz, ambos de 31 anos, também oficializaram a união e deixaram os familiares satisfeitos. “É muita emoção” disse a mãe da noiva Rosa Paschoal de Castro. A prefeitura presenteou os casais que participaram do casamento coletivo com um postal (foto). Vinte e quatro juízes oficializaram as cerimônias.
O evento ofereceu uma série de serviços gratuitos como emissão de carteira de identidade e trabalho, CPF, título de eleitor, assistência jurídica, isenções iniciais de processos, oficinas profissionalizantes e de geração de renda, inscrições para cursos, atividades infantis e orientações do INSS. Na área da saúde foram disponibilizados procedimentos odontológicos, aferição de pressão, coleta de preventivo e exames de glicose e laboratorial.