Por raphael.perucci

Rio - ‘Os elétrons vão partindo pro catodo boladão, e o nox vai subindo, um beijão no coração’. A música correu a Internet, com mais de 1 milhão de visualizações no You Tube e 300 mil compartilhamentos no Facebook. O Rap da Pilha não é cantado pela MC Anitta, mas também está na moda entre os pré-vestibulandos cariocas. A obra é de Silvio Predis, 35, o professor que ganhou fama ao ensinar Química cantando funk e agora convocou um colega DJ que ensina biologia e um sambista professor de geografia para formar um trio e fazer “turnê” pelas escolas do Brasil. O programa associaria música e aulas regulares na preparação para o Enem.

“A primeira vez em que compus foi aleatório. Estava no carro pensando na matéria, ouvindo funk e saiu. Anotei e cantei para os alunos. Eles adoraram!”, conta Predis, que dá aula no Miguel Couto e no PH desde 2004. Para ele, a música extravasa a angústia do pré-vestibular e ajuda a fixar os principais conteúdos. Agora já compõe também sertanejo e pagode e não para de receber convites para ir a outros estados dar seu ‘show’.

Silvio Predis é professorJoão Laet / Agência O Dia


“Vai começar um assunto novo, professor? Esse tem música?”. É difícil conter a ansiedade da rapaziada, mas Silvio, como boa estrela, não canta toda hora, para não ‘gastar o talento’. Só libera a música no clímax de determinado conteúdo, na hora de fazer um resumão. Quando escreve a letra da canção no quadro, os alunos já apontam a câmera do celular e começam a batucar. “O estudante fica de coração aberto quando tem ferramenta nova”, defende Predis, contando que muitos estudantes chegam com letra de música para ele, demonstrando que andaram estudando.

Silvio não pensa em gravar suas músicas e comercializar, porque não quer ser “cantor de verdade” e, para o professor, as canções só fazem sentido na relação com a turma. Aliás, ele tem facilidade em quebrar a guarda de quem recebe a novidade. “Tenho vergonha não. A música já é natural para mim. Chego numa turma nova, em outro estado, e em 10 minutos parece que já sou íntimo”, comenta. Em Santa Catarina, por exemplo, a escola anfitriã era religiosa. Silvio teve receio de ser mal recebido, mas a freira logo perguntou se ele era o professor dos vídeos, se iria dançar. “As únicas críticas que já recebi vieram de quem não era meu aluno. A aula não se resume a isso, é só um plus”.


Apesar de lecionar e dar palestras em várias unidades e estabelecimentos distantes, Predis não é de reclamar. Gosta do que faz e ainda se dedica ao jiu-jitsu, ao surfe e a partidas de futebol com os amigos nos tempos vagos. Apesar de não ser tímido, já se surpreende com a fama repentina. “Cheguei no banco para pagar contas e a menina do caixa estava me olhando. Depois de um tempo perguntou: “Já te falaram que você é a cara do professor do You Tube?”, diverte-se.

QUANDO ACONTECE O ENEM?
Nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas. Começa às 13h, mas os portões já serão abertos às 12h.

QUANTOS SE INSCREVERAM ESTE ANO?
Foram 7.173.574 candidatos, um aumento de 24% neste ano em relação ao ano passado. É o maior número em 15 anos de existência.

ONDE É ACEITO?
Já tinha sido adotado por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edição substituirá vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, Ufes e UFRN e outras.

É USADO PARA QUE OUTROS FINS?
Para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Prouni, solicitar benefícios do Fies, e ter certificado de conclusão do ensino médio.

O QUE MUDA ESTE ANO NO EXAME?
O sistema de correção ficou mais rígido em 2013, sobretudo em relação à redação, onde não será admitida a repetição de erros.

Você pode gostar