Por thiago.antunes

Rio - Um time de atletas movidos pela fé e superação pessoal deu no domingo o pontapé inicial nos Jogos Esportivos e Paraesportivos rumo à Jornada Mundial da Juventude. O torneio faz parte do calendário do evento católico e serve de aquecimento para o encontro com o Papa Francisco, entre os dias 23 e 28 de julho. 

As competições começaram em Niterói e serão realizadas nos próximos dois domingos. As disputas envolvem quatro modalidades esportivas: handebol, futebol 7 society, volta ciclística e corrida de 5 km.

Equipe de Futebol de 7 Society%2C da Andef%2C formada por jogadores com algum tipo de deficiência%2C entrará em campo no dia 14%2C a partir das 11hDivulgação

Os jogos terão ainda três competições paraesportivas: tênis de mesa, judô e futebol 7 society. Medalha de ouro nos jogos Parapan-americanos do Rio, em 2007, de Futebol 7, o jogador Leandro Marinho, de 35 anos, vai defender o time da Andef (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos).

“Já estive na Olimpíada e no Pan, mas acho que será uma experiência única, pois estamos na expectativa da chegada do papa”, diz Leandro, que espera ver Sua Santidade de perto. “Temos sempre que agradecer a Deus. Eu pediria ao Papa Francisco que abençoe o povo brasileiro, tão injustiçado pelas mazelas políticas”, completa.

Jogos esportivos sempre estiveram presentes nas edições passadas das jornadas. “O esporte agrega muitos valores para a juventude, não poderia ficar de fora. O desejo é que, independentemente da religião, fique o legado espiritual”, diz Eduardo Maruche, presidente da GLP Marketing, responsável pelos jogos. Os vencedores receberão troféus e medalhas da JMJ.

Nos próximos dois domingos%2C a orla de Niterói receberá os competidores das provas de ciclismo e de corridaAlexandre Brum / Agência O Dia

Casa da Moeda lança medalha do Pontífice

A Casa da Moeda lançará no dia 23, às 9h, no Cristo Redentor, a medalha comemorativa do Papa Francisco. A presença do Pontífice não foi confirmada. A medalha é feita em bronze, prata e ouro, e tem 50 milímetros de diâmetro. No dia, serão vendidas, em dinheiro ou cheque, as de bronze (R$ 75) e prata (R$ 285). A de ouro será produzida sob encomenda e vendida no site da Casa da Moeda.

Inscrições estão abertas

As inscrições para os jogos poderão ser feitas pela Internet (no site www.jogosjmj.com.br) até a véspera das competições, com exceção do futebol, que já completou as equipes. Qualquer um pode se inscrever, desde que atenda aos pré-requisitos de idade e sexo.

O handebol masculino tem categoria infantil, para quem nasceu entre 2000 e 2001, e infanto-juvenil, para os nascidos entre 1998 e 1999. No tênis de mesa, modalidade paraesportista, podem se inscrever atletas com paralisia cerebral, amputados e cadeirantes.

Você pode gostar