Por thiago.antunes

Rio - A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) realizou nesta quinta-feira, mais uma etapa da Operação Via Crucis, que tem o objetivo de fiscalizar a qualidade do serviço oferecido pela SuperVia.

Equipes de agentes do Procon estiveram em seis estações para vistoriar o cumprimento dos horários de chegada e partida dos trens, acesso a cadeirantes, estado de conservação das composições, e se a concessionária está cumprindo a determinação de devolver, em dinheiro, o valor da passagem aos usuários em caso de paralisação dos trens.

As irregularidades mais recorrentes identificadas pelos fiscais foram a falta de acessibilidade para cadeirantes e ausência de banheiros nas estações, motivando nova autuação da empresa.

Fiscais autuaram novamente a SuperViaDivulgação

Os fiscais estiveram presentes nas estações de São Cristóvão, Méier, Madureira, Pavuna, Deodoro e Santa Cruz. Na Pavuna e em Santa Cruz, por exemplo, não tinham rampas de acesso a plataformas nem elevadores para quem possui dificuldade de locomoção. Já as estações de Madureira e Deodoro possuem três elevadores para o acesso de cadeirantes às estações, mas nenhum deles funciona. Pavuna e Méier não têm cadeira de rodas para facilitar a circulação do usuário com problemas de locomoção.

Outra irregularidade comum encontrada em várias estações foi a falta de banheiro para usuários. Caso das estações da Pavuna, Santa Cruz e Méier. Os fiscais registraram uma reclamação de usuários na estação de São Cristóvão sobre a falta de informação sobre seus destinos nas composições de Belford Roxo e Saracuruna/Gramacho.

São Cristóvão, aliás, foi a única estação fiscalizada que não apresentou irregularidades, de acordo com os fiscais.

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