Por tamyres.matos

Rio - As câmeras de segurança do Fórum de Bangu filmaram o momento no qual três criminosos armados entraram no local na última quinta-feira para tentar resgatar presos da cargeragem. Nas imagens, é possível notar os bandidos usando roupas pretas e armados com fuzis. O homem que aparece com o rosto descoberto seria Leandro Nunes Botelho, o Scooby Doo. Durante a tentativa de resgate, uma criança e um policial militar foram mortos.

Criminosos estavam armados com fuzis durante tentativa de resgateDivulgação

O grupo entrou pela porta principal do fórum. Eles circularam no primeiro andar do prédio e abriram algumas portas, aparentemente em busca da carceragem.

A desembargadora Leila Mariano, presidente do Tribunal de Justiça do Rio, disse nesta segunda que a tentativa de resgate de presos que prestavam depoimento foi um "problema de segurança pública e não institucional". A ação resultou na morte do menino Kayo da Silva Costa, de 8 anos, e do policial militar Alexandre Rodrigues de Oliveira.

Mariano decretou luto oficial de três dias pelas mortes ocorridas no atentado. "Bandidos saíram de Belford Roxo a Bangu com armas de grosso calibre e três adentraram o fórum. Onde estavam os órgãos de inteligência? Não é um problema de hoje, mas de muito tempo", disse Leila Mariano.

Desembargadora Leila Mariano disse que invasão a fórum foi 'falha de segurança pública'Carlos Moraes / Agência O Dia

A desembargadora vai se reunir nesta terça com o governador Sérgio Cabral, o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, o comando da PM e o secretário de Administração Penitenciária, Cesar Rubens Monteiro de Carvalho.

Ela ainda vai encontrar juristas para discutir soluções, entre elas a maior utilização de videoconferências e a redução do trajeto dos presos. Também participaram da coletiva o juiz Alexandre Abrãao, diretor do Fórum de Bangu, e o diretor-geral de Segurança Institucional do TJRJ, Francisco Matias.

Edição: Tamyres Matos

Você pode gostar