Rio - Diversos menores foram apreendidos, na tarde desta sexta-feira, após praticarem arrastões por toda a Orla da Zona Sul do Rio. Grupos concentraram os roubos no Arpoador, mas há relatos de crimes até em Copacabana. Banhistas que lotaram as praias com o feriado e o sol forte, acabaram passando por momentos de pânico nas areias.
Segundo a Polícia Militar, os adolescentes atacaram gritando, o que assustou banhistas e provocou correria. Com as vítimas assustadas, eles aproveitaram para pegar pertences no chão ou arrancar cordões do pescoço delas.
Após um banhista ter relógio e cordão roubados, três suspeitos foram capturados por guardas municipais. No momento da detenção, Luis Felipe da Silva Romero, de 18 anos, tentava engolir os pingentes do acessório. Ele está preso. Os outros dois, menores de idade, teriam sido liberados após prestar depoimento, pois não havia indícios contra eles.
A idade média dos criminosos também colabora para que muitos não queiram registrar queixas. “Ele é adolescente, vou perder meu dia, me estressar e sei que pouco poderá ser feito”, disse a estudante Maria Rocha. Ela conversava com uma amiga ao telefone, quando um menor, de 13 anos, puxou o aparelho da mão dela, mas o deixou cair na fuga.
Os infratores foram encaminhados para a 12ª DP (Copacabana) ou à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). A PM e a Guarda Municipal informaram que vão reforçar o efetivo ao longo da Orla neste fim de semana.