Rio - A partir de sábado, a tradicional ida à praia vai ficar mais fácil para quem mora no Rio. As linhas que seguem para as praias da Zona Sul, Barra da Tijuca, Recreio, Guaratiba, Sepetiba e Ilha do Governador serão reforçadas. A expectativa é que a espera pela condução não dure mais do que 20 minutos.
>>> FOTOGALERIA: Confira imagens do feriado com muito sol nas praias do Rio
O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, informou que a medida prevê que a oferta seja igual a de dias úteis. “Nos fins de semana é comum as empresas diminuírem o número de ônibus, mas agora vamos exigir mais. Em alguns casos, com até 100% dos veículos”, disse, lembrando que também haverá reforço nas linhas que atendem o Piscinão de Ramos, o Parque Madureira e a Quinta da Boa Vista. A operação especial de verão será realizada nos fins de semana e feriados, das 8h às 19h, até o fim da alta temporada, no dia 9 de março.
40 minutos de espera
Moradora da Urca, Bruna Fernandez, de 25 anos, frequenta as praias do Leme e Ipanema. Ela acredita que a iniciativa vai “democratizar” mais o espaço público, facilitando o acesso de moradores das áreas mais distante do litoral. “Chego a esperar 40 minutos pelo ônibus. Imagina que vem da Baixada ou da Zona Norte. Vai ter gente reclamando de dividir o espaço, mas a praia é de todos”, considerou.
Sheila Gomes mora no Engenho de Dentro e gosta de curtir o sol na Barra. Para fugir dos ônibus lotados, chega no ponto às 7h. “Vai melhorar, mas falta colocar ar-condicionado. Já levei até duas horas para chegar”, contou, lembrando que volta para casa no máximo às 14h. Segundo ela, depois deste horário os coletivos circulam geralmente muito cheios e as filas para embarque demoram muito mais.
A cantora Eduarda de Oliveira, 22, é de Niterói e gosta de Itacoatiara: “Aqui vai continuar faltando condução? Já tem gente achando que é mais rápido ir para o Rio. Só temos uma linha (38 - Itaipu) e o trajeto do ônibus é muito longo. Sem contar que já sai lotado do terminal.”
Furtos, 12 presos e nova delegacia
Com sensação térmica batendo 42 graus, as praias do Rio ficaram lotadas no feriado de ontem. Porém, na Zona Sul, a tarde foi de muito trabalho para os agentes que faziam o patrulhamento pela orla. E houve clima de insegurança para os banhistas. De acordo com policiais do 23° BPM, 12 pessoas foram detidas ao longo do dia por praticarem furtos na região.
A Polícia Civil informou que a partir de sábado vai instalar uma delegacia móvel no Arpoador para facilitar os registros de crimes. Ainda está sendo avaliado se o serviço funcionará 24h, uma vez que a orla também é muito frequentada à noite.
Banhistas disseram que, por volta das 15h30, teria ocorrido até um princípio de arrastão entre os postos 8 e 9 de Ipanema. A Polícia Civil não confirmou a informação, mas revelou que três menores foram apreendidos depois de furtarem o cordão de um turista colombiano. A ocorrência foi registrada na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat).