Rio- Uma operação da Secretaria de Ordem pública (Seop) autuou vendedores ambulantes e comércios irregulares ao longo da Avenida Brasil, nesta quarta-feira. A operação aconteceu no trecho entre as passarelas 3 (Caju) e 10 (Bonsucesso).
Foram derrubadas sete construções barracas (ferro e madeira) e quatro tendas de lona, que funcionavam como comércio irregular ao longo da via expressa. Nos locais funcionavam como peixaria, ponto de moto táxi e venda de comidas e bebidas. Foram apreendidas 38 bebidas diversas, 346 doces, uma caixa térmica e 328 peças de vestuário e outros objetos. Dois ambulantes autorizados foram multados em R$ 253,00 cada, por atuarem fora dos padrões permitidos utilizando puxadinhos.
"Ações preventivas de ordenamento urbano como esta, melhoram as condições de vida de quem frequenta e mora na região. Um comércio mais organizado, iluminado e autorizado vai oxigenar a área e ajudará a reduzir o número de furtos na região. " disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.
Onze veículos também foram rebocados, entre eles uma kombi que vendia pastel e duas motos) e outros 19 multados por estacionamento irregular ou problemas de documentação. Fiscais de Atividades Econômicas também autuaram uma borracharia por ocupar a calçada para fazer manutenção de veículos. Foram apreendidos 27 pneus, sete aros de roda e um macaco hidráulico.
Funcionários da Rioluz desativaram 30 ligações clandestinas de luz que abasteciam as barracas irregulares no trecho. Equipes da Cedae também flagraram duas ligações clandestinas de água. A Comlurb recolheu cinco toneladas de entulho durante a ação.
Participam da operação 45 agentes da Seop, Guarda Municipal, Seconserva, RioLuz e Comlurb. As equipes também contam com apoio da PM e o secretário da Seop, Alex Costa - que foi agredido recentemente em uma operação que autuava estacionamentos irregulares -, está presente.
Prefeitura fará operação especial de verão a partir deste final de semana
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), iniciará neste sábado, a partir das 8h até as 19h, a operação especial de verão, que tem o objetivo de reforçar a frota das linhas de ônibus que têm como destino as praias da cidade e áreas de lazer. A operação visa cumpir a determinação da da própria secretaria, de que as linhas que seguem para as praias da Zona Sul, Barra da Tijuca, Recreio, Guaratiba, Sepetiba e Ilha do Governador trabalhem com a oferta igual a de dias úteis, ou seja, que circulem com a frota entre 80% e 100%.
Também haverá reforço nas linhas que atendem o Piscinão de Ramos, o Parque Madureira e a Quinta da Boa Vista. A operação será realizada nos fins de semana e feriados, em especial aos domingos, até o fim da alta temporada, no dia 9 de março.
O objetivo da medida é aumentar a frequência dos ônibus, oferecendo um serviço com mais qualidade e conforto aos cariocas que têm como destino o lazer nas praias e parques da cidade. A SMTR informou que a operação não será realizada nos dias de chuva.