Por thiago.antunes

Rio - Na noite desta quinta-feira, às 20h20, a embarcação Boa Viagem seguia para Niterói quando, ao dar partida, apresentou problemas mecânicos e envolveu-se em um acidente. Vídeos de leitores mostram que, pouco depois de iniciar a viagem, a barca começa a andar de lado e colide com a lateral da estrutura de concreto da plataforma oposta de embarque e desembarque. Mesmo de lado, os passageiros, desesperados, começam a pular a mureta em uma área onde o desembarque não é permitido. Sem qualquer segurança, eles andam pelo parapeito de concreto.

Na sequência, o capitão dá marcha a ré na embarcação até conseguir traçar a linha para estacionar na posição correta de desembarque. Só que, em alta velocidade, a barca colide primeiro com a estrutura de madeira e depois com a rampa de ferro, assustando e revoltando a todos.

Durante o acidente, os passageiros jogaram alguns coletes no mar em forma de protesto e ainda reclamaram com funcionários das Barcas nas estações da Praça XV e Arariboia, já em Niterói. 

Barca Boa Viagem%2C fora de operação nesta sexta-feira%2C com marcas de batida no bicoFelipe Freire / Agência O Dia

Na manhã desta sexta-feira, a reportagem de O DIA flagrou que no bico da Boa Viagem há concreto em pó, marcas da batida na rampa de acesso oposta ao local onde ela estava ancorada. Um colete salva vidas, jogado na água durante o acidente, ainda boiava no local. A mureta e os pilares também sofreram pequenas avarias.

De acordo com a assessoria da CCR Barcas, que administra o transporte, duas embarcações precisaram ser retiradas de circulação após apresentaram problemas. Uma na manhã desta sexta e outra na noite desta quinta. Com relação ao desembarque dos passageiros, o órgão garantiu que o procedimento foi realizado "dentro das normas de segurança da Capitania dos Portos, que fiscaliza constantemente a operação na concessionária". 

Mureta onde barca bateu teve pequenas avariasFelipe Freire / Agência O Dia

Sobre as avarias sofridas pela Boa Viagem, bem como nas estruturas registradas, a CCR Barcas infomou que "não houve nenhum dano à estrutura da estação". No fim da tarde, filas foram registradas na Praça XV, nos acessos para a Praça Arariboia e Charitas. De acordo com a concessionária, a situação foi normalizada às 18h.

Em nota, a Capitania dos Portos informou que tomou conhecimento do acidente e que será necessária a realização de uma vistoria de segurança para que a barca volte a operar. Um inquérito foi instaurado visando apurar as causas e circunstâncias do acidente. A previsão de conclusão é de 90 dias.

Edição: Thiago Antunes

Você pode gostar